SCS: ‘Albert Sabin’ participa de capacitação em Lean para otimizar fluxos assistenciais

Publicado em: 06/02/2026

Objetivo do Lean é ter maior eficiência operacional (foto: Divulgação/Sesaud)

A equipe do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, de São Caetano do Sul, participou do Módulo 3 – Gestão de Alta Performance (GAP) do Projeto Lean nas Emergências, que integra o Ciclo 10 da iniciativa. O evento foi realizado nos dias 3 e 4 de fevereiro, e teve como foco o aprofundamento de metodologias voltadas à otimização de fluxos hospitalares, melhoria contínua dos processos e fortalecimento da gestão assistencial.

A secretária de Saúde de São Caetano do Sul destacou que a participação do hospital no projeto reforça a estratégia do município de investir em inovação e qualificação da rede. “Investir em metodologias como o Lean é investir na melhoria contínua do cuidado oferecido à população. Essas iniciativas fortalecem nossos serviços e refletem diretamente na qualidade do atendimento aos munícipes”, afirmou a Dra. Adriana Berringer.

O Projeto Lean nas Emergências tem como objetivo apoiar hospitais na implementação de práticas de Lean Healthcare, promovendo maior eficiência operacional, organização dos serviços e foco no paciente, especialmente nos atendimentos de urgência e emergência. O Hospital Municipal de Emergências foi um dos selecionados pelo Hospital Sírio-Libanês para integrar a iniciativa, no âmbito do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS).

Segundo o diretor técnico do Albert Sabin, Dr. Carlos Fadel, a metodologia contribui diretamente para a melhoria dos fluxos assistenciais e da segurança do paciente. “A adoção do Lean nas emergências permite organizar processos, aprimorar o uso dos recursos e impactar positivamente a rotina das equipes e o atendimento prestado”, pontuou.

Representaram o Hospital Albert Sabin no módulo as profissionais Melissa Rodrigues Moelas, assistente administrativa; Gabriela Maschio Semim, gerente de Enfermagem; Edna Brígida Secco de Freitas, médica do Núcleo Interno de Regulação (NIR); e Vanessa Calipo Leandro, diretora administrativa.

Para Vanessa Calipo, a participação no GAP vai além da capacitação técnica e está diretamente ligada à transformação cultural da instituição. “Estamos falando de uma metodologia centrada em pessoas, que promove mudança de cultura, engajamento das equipes e melhoria do ambiente de trabalho. Essa transformação reflete na qualidade do cuidado e no atendimento de excelência que buscamos oferecer aos pacientes e ao SUS”, destacou.

A participação no Projeto Lean nas Emergências integra uma estratégia contínua de aprimoramento da gestão hospitalar, com reflexos diretos na agilidade dos atendimentos, no uso mais eficiente dos recursos e na segurança dos pacientes, beneficiando toda a rede de saúde de São Caetano do Sul.