Pular para o conteúdo
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles.

Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Saúde de Santo André promove diálogo entre funcionários para garantir funcionamento em rede

Publicado em: 17/02/2017

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria da Saúde, deu início em fevereiro à inserção da “Roda de Conversa” nos equipamentos de saúde da cidade. O dispositivo está alinhado à Política Nacional de Humanização e serve para estimular o diálogo entre os funcionários das unidades, promovendo o protagonismo dos trabalhadores, a cogestão e a transparência. O projeto piloto foi realizado dia 8 em unidades de Atenção Básica dos três distritos da cidade com presença da secretária da Pasta, Ana Paula Peña Dias. A previsão é de que esse instrumento seja levado de forma sistemática para toda a rede municipal.

Unidade de Saúde da Família Parque Miami foi a primeira a testar o dispositivo de “Roda de Conversa”

No Centro de Saúde Escola do Parque Capuava, a experiência inicial serviu para identificar problemas e soluções pontuais e também aqueles que interferem em outros equipamentos. “A gente ouve o que a população traz, mas nós também temos nossas dificuldades que prejudicam o atendimento. Receber esse olhar para as nossas carências, para o que está nos impedindo de fazer o que é preciso pelos usuários, isso é importante”, comentou a pediatra Ivana Simões. Há pelo menos 25 anos trabalhando no local, a encarregada da unidade, Rita de Cássia Chukri Jaimez, diz ter sido inédita a visita que a equipe de Gabinete fez para dialogar. “É primeira vez que eu vejo alguém vir nos escutar e fiquei feliz por isso”.

A ideia é que a “Roda de Conversa” seja um momento para que a própria equipe da unidade se reúna e, assim, tenha mais autonomia para discutir e encontrar soluções adequadas à rotina do serviço, todos no mesmo nível, abrindo mão da hierarquia durante a conversa e sempre concluindo com uma avaliação. Além disso, o projeto visa estimular que haja uma interação entre as unidades, a fim de que os departamentos conheçam o efeito do seu trabalho no processo e possam contribuir entre eles, por exemplo, em situações em que uma unidade dispõe de algum mobiliário sem uso que poderia ser importante para outra.

Na avaliação da secretária de Saúde, o trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) precisa ser feito em rede e para articulá-la é preciso utilizar dispositivos como este. “Queremos que a partir da percepção dos próprios funcionários e da sua participação sejam construídas medidas que melhorem a realidade deles e consequentemente, dos usuários”, planeja Ana Paula Peña Dias.