Medicina ABC reúne especialistas em debate sobre poluição e os impactos na saúde

Publicado em: 23/06/2017

Campanha mundial ‘Cidades sem Máscara’ foi tema de discussão entre docentes e representantes do poder público

 

A Faculdade de Medicina do ABC sediou, em 24 de junho, a primeira edição do “Fórum de Poluição Atmosférica e seus Impactos na Saúde”. O objetivo é provocar reflexões sobre o tema entre representantes do poder público e elaborar estudo sobre a qualidade do ar no Grande ABC. O debate aconteceu das 8h30 às 11h30, no 1º andar do prédio central da FMABC, realizado em parceria do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).

Campanha ‘Cidades sem Máscara’ estimula a adoção de medidas efetivas para redução da poluição do ar em cidades de todo o mundo

O foco do encontro foi difundir no Grande ABC a campanha mundial ‘Cidades sem Máscara’ (Unmask My City), coordenada nacionalmente pelo Projeto Hospitais Saudáveis e lançada em São Paulo em 2 de maio. A iniciativa já foi divulgada em grandes centros urbanos como Londres e Istambul e avança por outras capitais mundiais. A expectativa dos organizadores é sensibilizar gestores da Saúde sobre os males causados pela poluição atmosférica. Em recente estudo divulgado pela Agência Internacional de Energia (AIE), a poluição do ar foi apontada como causadora de 6,5 milhões de mortes por ano em todo mundo. “Vamos amadurecer a discussão regional sobre o problema para produzir estudo em parceria com a FMABC sobre a qualidade do ar no Grande ABC. Depois, definiremos soluções viáveis que possam ser adotadas nos municípios, com foco nos impactos sanitários, segurança dos pacientes, redução de doenças e emissão de gases do efeito estufa”, explica uma das organizadoras do evento e gestora em Saúde Ambiental pela FMABC, Ecimara dos Santos Silva, responsável pelo setor de Controle de Risco Hospitalar e Ambiental do Hospital Nardini de Mauá e mentora do Projeto Hospitais Saudáveis na instituição desde 2013.

O ‘Cidades sem Máscara’ mobiliza o setor da saúde, pela primeira vez em nível global, quanto ao cumprimento dos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) para qualidade do ar até 2030. A campanha estimula cidades de todo o mundo a adotarem medidas efetivas para redução da poluição do ar.

O debate no ABC foi organizado a partir de parcerias entre o curso de Gestão em Saúde Ambiental, Comissão de Extensão e setor de Sustentabilidade da FMABC, setor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC, Hospital Nardini de Mauá, PHS e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Participaram do fórum Odair Ramos, Rodrigo Romão e Eriane Justo Savóia, docentes do curso de Gestão em Saúde Ambiental, Vital Ribeiro, presidente do Conselho Consultivo do Projeto Hospitais Saudáveis, e o secretário adjunto de Meio Ambiente de Santo André, Murilo Andrade Valle, também membro do Grupo de Trabalho e Meio Ambiente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.