FUABC lança ferramenta virtual para gerenciamento de resíduos

Publicado em: 21/07/2017

Sistema inovador permitirá que unidades de saúde sob sua gestão padronizem dados sobre coleta, descarte e volume

Gestores acompanharam apresentação da ferramenta em 18 de julho

A Fundação do ABC (FUABC) lança, a partir de 1º de agosto, uma ferramenta que permitirá o registro simplificado e padronizado de todas as ações de coleta e descarte de resíduos comuns e infectantes de suas unidades gerenciadas. Atualmente, são 18 hospitais e três Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs). Desta forma, os gestores ambientais das mantidas poderão informatizar dados, gerar indicadores e relatórios mais concisos e, principalmente, transformar números em informação para identificar possíveis melhorias. Antes, o trabalho era feito de forma manual e independente.

A plataforma on-line, apresentada às mantidas em 18 de julho para ajustes finais, foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação da FUABC em parceria com o Programa de Meio Ambiente e Sustentabilidade da instituição. Os gestores, que receberão login e senha, vão monitorar o tipo e volume exatos dos resíduos gerados e o quanto foi descartado, podendo receber alertas sobre armazenamentos pendentes. Os resíduos são classificados como comum, infectante, reciclável, radioativo, químico e perfurocortante (ver quadro).

A ferramenta, elaborada via sistema TOTVS (software de gestão), produzirá indicadores de modo eficiente e automático, o que auxiliará o gestor na tomada de decisões e alinhamento estratégico de ações. As melhorias alcançadas serão discutidas nas reuniões entre os gestores ambientas das mantidas e da FUABC que já acontecem mensalmente.

“Precisamos mobilizar administradores e todos os colaboradores, para que valorizem a importância da gestão responsável de resíduos de Saúde e seus impactos econômicos e ambientais. Os gestores usavam planilhas individuais e, agora, teremos controle padronizado das informações, constante troca de experiências e um panorama geral das ações em tempo real”, disse a gestora ambiental da Fundação do ABC, Cristina Passaretti.

A presidente da FUABC abriu a reunião de apresentação da ferramenta e endossou a importância das mantidas integrarem o projeto. “A adesão ao novo sistema é importante para que o trabalho seja corretamente documentado e gere melhorias não só ao ecossistema, mas também à comunidade na qual a unidade de Saúde está inserida. Nossa equipe de sustentabilidade é proativa, muito atuante e permanece à disposição de todos os gestores”, disse Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna. O treinamento coletivo para utilização da ferramenta está marcado para 26 de julho.

Cada mantida da Fundação do ABC é responsável por separar, acondicionar e identificar os resíduos gerados, que podem ser desde luvas, seringas, gessos, materiais biológicos, bolsas de sangue até bisturis, lâminas e filmes de raio-X. Se descartados em aterros comuns, os materiais podem provocar nociva contaminação do ambiente. Por isso, as unidades mantêm contrato com empresas especializadas no descarte seguro dos resíduos, conforme normas técnicas e resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

DEZENAS DE PRÊMIOS

A bandeira da sustentabilidade é marca da Fundação do ABC desde 2010, quando passou a investir em ações de uso consciente dos recursos naturais, treinamentos de funcionários, gestão correta de resíduos, impactos econômicos e educação ambiental. Suas unidades já ganharam cinco prêmios “Amigo do Meio Ambiente” e 25 menções honrosas, concedidas anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde aos projetos ambientais que alcançam êxito e relevância no segmento.

O engajamento da entidade também provocou a criação de um debate anual sobre as políticas de saúde ambiental do Grande ABC, o “Fórum em Saúde e Sustentabilidade da Fundação do ABC” — promovido pela unidade desde 2015. A terceira edição do evento está marcada para dia 23 de novembro, no anfiteatro David Uip da Faculdade de Medicina do ABC.