Chefe do maior programa de transplantes de rins do mundo abre 42º Comuabc

Publicado em: 10/08/2017

Ao lado de autoridades, Dr. José Osmar Medina Pestana esteve na Faculdade de Medicina do ABC para a abertura do Congresso Médico Universitário do ABC – o maior do gênero no País

 

Doutores João Antonio Corrêa, José Maria Borducchi, Davimar Miranda Borducchi, David Uip, Antonio Carlos Chagas, Maria Bernadette Vianna, Priscila Rapoport, José Osmar Medina Pestana e Adilson Casemiro Pires

Alunos da Faculdade de Medicina do ABC organizaram de 7 a 12 de agosto a 42ª edição do Comuabc – Congresso Médico Universitário do ABC, considerado o maior do gênero no país. O evento tem como objetivo complementar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica na graduação. Ao longo de quatro décadas foram mais de 20 mil participantes e profissionais da saúde como palestrantes ou membros de comissões julgadoras. A solenidade de abertura reuniu autoridades regionais no Anfiteatro David Uip, no campus universitário em Santo André, e foi marcada por palestra do nefrologista Dr. José Osmar Medina Pestana – diretor superintendente do Hospital do Rim e Hipertensão da Fundação Oswaldo Ramos e chefe do maior programa de transplantes de rins do mundo.

Professor titular da disciplina de Nefrologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), Dr. Medina coordenou em 1998 o início das atividades clínicas, assistenciais e de ensino no Hospital do Rim, onde permanece até hoje como um dos líderes. Após quase 20 anos de atividades, o hospital detém o maior programa mundial de transplantes renais, com mais de 10 mil transplantes realizados e capacitação de mais de 600 profissionais – muitos hoje em posições estratégicas de programas de transplantes de diversos estados brasileiros. Em 2012, o nefrologista tornou-se o primeiro brasileiro a receber o prêmio Joseph Murray, considerado o mais alto reconhecimento que a Universidade Harvard concede a expoentes da medicina moderna.

Professor Medina e alunos da comissão organizadora do 42º COMUABC

TRADIÇÃO ACADÊMICA

A edição 2017 do Comuabc registrou recorde de 214 trabalhos científicos inscritos. Foram cerca 850 congressistas no evento, que teve como “Professora Homenageada” a Dra. Davimar Miranda Maciel Borducchi – docente da disciplina de Oncologia e Hematologia. Já o “Presidente de Honra” foi o professor titular da FMABC e atual Secretário de Estado da Saúde, Dr. David Everson Uip.

“Sou grata a cada um de vocês. Não só pela homenagem, mas por fazerem acontecer e por serem a energia que me move. Vocês sabem que podem contar comigo sempre, porque nós somos um time, e um time vencedor”, declarou a homenageada, Dra. Davimar Borducchi.

Representando o diretor da FMABC, o coordenador de graduação, Dr. João Antonio Corrêa, destacou a tradição do congresso: “O Comuabc é quase tão tradicional quanto nossa faculdade, que completará 50 anos em 2019. Temos participado ao longo dos anos das atividades do congresso e a evolução é muito grande, com trabalhos científicos excelentes. Os alunos estão empenhados em produzir e disseminar conhecimento”.

Professor titular da faculdade e secretário de Estado da Saúde, Dr. David Uip fez questão de prestigiar a solenidade de abertura: “Esse evento é muito importante e algo que marca tanto dentro quanto fora da instituição. Sempre faço questão de prestigiar e venho muito mais como ex-aluno do que como secretário, pois sei das dificuldades para organizar um congresso como este e da qualidade com que é apresentado”.

Já a presidente da Fundação do ABC, Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna, falou sobre as inovações na medicina pós-revolução tecnológica e da exigência de “atualização frenética” na área da Saúde, mas deixou recado aos alunos sobre a importância da relação médico-paciente. “Estudem. Escalem as montanhas do conhecimento. Atualizem-se. Mas não se esqueçam jamais do lugar onde estão seus pacientes. Com eles nós ficamos frente a frente, nós mantemos o contato direto, e não há tecnologia no mundo que substitua essa relação humana.

Ao longo da semana foram dezenas de palestras com profissionais renomados, cursos teóricos, workshops, paineis e mesas redondas, além da apresentação de trabalhos científicos. “O congresso tem como objetivo principal proporcionar uma semana de atividades capazes de promover reflexões que ultrapassem o conteúdo administrado em sala de aula, explorando assuntos e temas que contribuam para a formação acadêmica e pessoal de alunos de medicina. Buscamos proporcionar aos participantes o que há de mais recente em pesquisa e atuação médica. Foi uma semana rica de oportunidades de aprendizado e intercâmbio de informações”, descreve a aluna da FMABC e presidente do 42º Comuabc, Carolina Lavacchini Ramunno Amaral.

Curso ‘Hands On’ de suturas

Ao longo da semana foram dezenas de palestras, cursos teóricos e práticos, workshops, paineis e mesas redondas

Dr. José Osmar Medina Pestana

Dr. Adilson Casemiro Pires, Dra. Maria Bernadette Vianna e Dr. José Osmar Medina Pestana