A Fundação do ABC, reconhecida por sua ampla expertise em gestão de saúde, venceu chamamento público da Prefeitura de Diadema para a gestão do Hospital Municipal de Diadema “Dra. Zilda Arns Neumann”. O resultado foi publicado na edição de 15 de setembro de 2025 do Diário Oficial do Estado e marca a celebração de uma nova parceria entre a FUABC e a gestão municipal. A FUABC iniciou a gestão do serviço em 1º de outubro.
A entidade responde pela gestão de todos os setores do equipamento, com exceção do pronto-socorro. O hospital é a principal referência médico-hospitalar de baixa e média complexidade no município e atende nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, psiquiatria e ginecologia/obstetrícia. Com um modelo de gestão moderno e centrado nas necessidades do paciente, a FUABC passa a operar 173 leitos do hospital, sendo 121 leitos de internação, 30 de UTI Adulto, 7 de UTI Neonatal e 15 de Cuidados Intermediários.
O objetivo é aprimorar a eficiência dos serviços de saúde prestados à população. A proposta da FUABC visa acelerar a aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos, além de oferecer maior flexibilidade na contratação e gestão de profissionais, aumentando a capacidade de atendimento da unidade.
A estrutura do hospital conta com os seguintes serviços: exames de imagem (radiografia, ultrassonografia, ecocardiograma, tomografia); Laboratório; Centro Cirúrgico com três salas; Central de Materiais e Esterilização (CME); Agência Transfusional; Hemodiálise; Farmácia; Serviço de Nutrição e Dietética; Rouparia; Almoxarifado e Engenharia Clínica.
A proposta de atuação da FUABC é pautada em um modelo de gestão orientado pela melhoria contínua, integração logística e uso intensivo de tecnologia, garantindo maior eficiência, segurança e comunicação nos processos hospitalares.