Postado por Fernando Valini em 16/nov/2020 -
A Fundação do ABC deu início em 5 de novembro de 2020 à gestão do Ambulatório Médico de Especialidades de Santos. Inaugurada em janeiro de 2009, a unidade recebe casos de baixa e média complexidades, sendo referência ambulatorial para 792.738 habitantes de 3 municípios: Bertioga, Guarujá e Santos. Porém, nas especialidades cirúrgicas e nas clínicas diagnósticas que não estão disponíveis em outros AMEs da região, o AME Santos atende todas as nove cidades da Baixada Santista: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.
Ao todo são 3.022 m² de área física, com 20 consultórios e 20 salas de exames, além de salas de recuperação, curativo, Enfermagem, Central de Material e Esterilização e 2 alas de hospital-dia, que totalizam 8 leitos e 10 poltronas.
No campo das especialidades médicas estão disponíveis as áreas de Alergologia, Anestesiologia, Cabeça e Pescoço, Cardiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Pneumologia, Proctologia e Urologia. Já o Serviço de Apoio Diagnóstico conta com Audiometria, Colonoscopia, Densitometria Óssea, Ecocardiografia, Ecocardiografia Infantil, Ecocardiografia Fetal, Eletrocardiografia, Eletroencefalografia, Eletroneuromiografia, Endoscopia, Espirometria, Holter 24hs, Mamografia, MAPA 24hs, Videolaringoscopia, Raios-X, Teste Ergométrico, Urodinâmica, Ultrassonografia e Ultrassonografia com Doppler.
Um dos destaques do AME Santos é a área de Oftalmologia, tanto ambulatorial como cirúrgica, que conta com exames de Tomografia de Coerência Óptica (OCT), Mapeamento de Retina, Tonometria, Gonioscopia, Fundoscopia, Biomicroscopia, Retinografia Colorida e Fluorescente, Ultrassonografia Ocular, Motilidade Extrínseca Ceratometria, PAM, Paquimetria, Biometria, Campimetria, Fotocoagulação a Laser, Yag Laser, Curva Tensional e Iridectomia (Laser).
No campo cirúrgico, o AME Santos teve como meta em 2024 a realização de 720 procedimentos ambulatoriais por mês, totalizando 8.640 por ano, entre os quais hernioplastia, biópsias de pele, incisão e drenagem de abcessos, safenectomia, escleroterapia, catarata, vitrectomia, biópsia de Cabeça e Pescoço, postectomia, biópsia de próstata, entre outros. O contrato com a Fundação do ABC também prevê 49.440 consultas médicas anuais (primeira consulta, interconsulta e retorno) – o equivalente a 4.120 por mês.
Além disso, são quase 260 mil exames por ano, com destaque para os exames oftalmológicos, que integram cerca de 10% do total da agenda.
Além da realização de exames e procedimentos, o Setor de Oftalmologia é referência para casos de complicações oftalmológicas em toda a Baixada Santista e está responsável por organizar a logística de aplicação da medicação Avastin, para que o uso e os tratamentos sejam otimizados. Trata-se de mais um diferencial do AME Santos, que é o único na região a fazer esse tipo de atendimento.
Paralelamente às atividades ambulatoriais, desde 2010 o AME Santos conta com uma Farmácia de Dispensação de Medicamentos Especiais – popularmente conhecida como Farmácia de Alto Custo. A unidade tem como escopo fornecer medicamentos excepcionais em nível ambulatorial de doenças consideradas de caráter individual, que podem requerer tratamento longo e até mesmo permanente. É referência para os nove municípios da Baixada Santista, contabilizando cerca de 26 mil atendimentos por mês, com dispensa de aproximadamente 36 mil medicamentos.
Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Postado por Fernando Valini em 16/nov/2020 -
A Fundação do ABC deu início em 5 de novembro de 2020 à gestão do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Sorocaba. A unidade foi inaugurada em dezembro de 2013 e tem por objetivo atender com alta resolutividade ao déficit regional de serviços em regime ambulatorial. Recebe exclusivamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e abrange 48 municípios da região, totalizando 2.457.760 habitantes de cidades como Sorocaba (658 mil habitantes), Itu (169 mil), Itapetininga (160 mil) e Tatuí (120 mil).
A assistência é voltada à investigação diagnóstica e orientação terapêutica nos ambulatórios clínicos, e resolução cirúrgica nos ambulatórios cirúrgicos. A unidade oferece 5.300 consultas médicas mensais – ou 63.600 no ano – divididas entre primeira consulta, interconsulta e consulta subsequente. São 20 especialidades médicas à disposição da população: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Plástica, Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia Infantil, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Neurologia Infantil, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Pneumologia Infantil, Reumatologia, Urologia.
Com centro cirúrgico próprio, o AME Sorocaba tem contrato de 6 mil cirurgias ambulatoriais por ano. Também oferece 2.900 consultas e sessões não médicas por mês nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Serviço Social.
Anualmente são mais de 159.097 exames auxiliares de diagnóstico e terapêutica em 30 diferentes áreas, entre as quais análises clínicas, patologia e citopatologia, ecocardiograma, endoscopia, eletrocardiograma, holter, teste ergométrico, exames oftalmológicos, eletroneuromiografia e colonoscopia.
Com instalações físicas distribuídas em 3.673 m², o equipamento de saúde conta com 22 consultórios, salas de curativo, medicação, enfermagem, reabilitação, procedimentos e exames. Além disso, são 8 leitos de observação, 3 salas cirúrgicas e 4 leitos de recuperação pós-anestésica.
Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Postado por Maíra Oliveira em 03/fev/2020 -

Divulgação/PMMC
A Fundação do ABC assumiu em 26 de junho de 2019 na gestão do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) Prefeito Waldemar Costa Filho, com objetivo de garantir a qualidade dos serviços, o cumprimento das metas contratuais e, principalmente, a prestação de atendimento resolutivo e humanizado.
Primeira unidade hospitalar do município, construída com recursos da Prefeitura e do Governo Estadual, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes integra o Sistema Único de Saúde (SUS) e está totalmente interligado ao Sistema Integrado de Saúde (SIS), implantado pela Administração Municipal para garantir a completa informatização e conexão entre as unidades de saúde da cidade.
O HMMC soma 10,6 mil metros quadrados de área construída num terreno com 5,7 mil metros quadrados. O prédio conta com sete pavimentos e capacidade para 91 leitos, sendo 69 leitos de internação, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 leitos de observação. Para a construção, foram investidos R$ 35,5 milhões, sendo R$ 18 milhões repassados pelo Governo do Estado e o restante com recursos próprios da Prefeitura. Outros R$ 14 milhões foram investidos na aquisição de móveis e equipamentos – sendo R$ 11,3 milhões repassados pelo Governo do Estado e R$ 3 milhões pelo Governo Federal, resultado de emenda parlamentar.
Instalado no Distrito de Braz Cubas, região de localização estratégica e privilegiada, o Hospital reúne diversos serviços voltados para o atendimento de crianças e adultos, com atenção especial para pediatria e ginecologia especializada. Acolhimento, segurança e resolutividade são os princípios básicos do HMMC, alcançados a partir de corpo clínico e equipes altamente especializadas, assim como com o suporte do Voluntariado de Mogi das Cruzes, grupo especialmente criado para trabalhar a solidariedade e a humanização.
A unidade foi projetada como equipamento moderno, oferecendo recursos tecnológicos geralmente encontrados apenas em instituições privadas. Possui sistema de transmissão de cirurgias por videoconferência, central on-line de monitoramento da UTI e acionamento da enfermagem por sistema de voz. É também o primeiro prédio 100% sustentável do município, com recursos para utilização de energia solar, energia de gás natural e energia elétrica, além de um sistema para captação e reaproveitamento de água, com reservatórios para armazenar até 35 mil litros. O prédio conta, ainda, com sistema de ar-condicionado central que garante maior conforto aos pacientes e funcionários.
Em 2024, o Hospital recebeu a certificação de qualidade ONA nível 1, da Organização Nacional de Acreditação, instituição responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.
Postado por Eduardo Nascimento em 03/fev/2020 -

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A Fundação do ABC ampliou a bem-sucedida parceria com o Governo do Estado e assumiu em 3 de junho de 2019 a gestão do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi, localizado na região metropolitana de São Paulo, na microrregião de Osasco. Tanto as áreas clínicas quanto administrativas estão sob responsabilidade da FUABC.
O contrato de gestão contempla consultas médicas e não médicas, exames, procedimentos terapêuticos e cirurgias. Ao todo são 18 especialidades médicas: Acupuntura, Alergia/Imunologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia Infantil, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Mastologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Proctologia, Reumatologia e Urologia. Também estão disponíveis à população consultas não médicas nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia, assim como sessões mensais de procedimentos terapêuticos não médicos.
No campo dos Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), o AME Itapevi oferece exames de endoscopia, radiologia, ultrassonografia e métodos diagnósticos em especialidades. Com centro cirúrgico próprio, a unidade também realiza cirurgias ambulatoriais.
Postado por Fernando Valini em 24/mar/2017 -

A parceria da Unidade de Apoio Administrativo (antiga Central de Convênios) – FUABC com a Prefeitura de Mogi das Cruzes teve início em 2015, quando a entidade assumiu a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Dr. Manoel Maisette Salgado, no bairro Rodeio, a partir de sua inauguração. A unidade conta com equipamentos de ponta, medicamentos e profissionais capacitados para prestar atendimentos de urgência e emergência em toda a região de Cézar de Souza, Rodeio e bairros próximos.
Enquadrada como UPA 24h – Porte 1, tem estrutura de complexidade intermediária, ocupando espaço na rede municipal entre as unidades básicas de saúde (UBSs) e os serviços de emergência hospitalares. Com acolhimento e classificação de risco, tem como atividade fim o atendimento ao usuário quanto aos cuidados de saúde, com prestação de serviços de forma contínua e eficiente, objetivando o aumento da capacidade assistencial e a redução da espera para os atendimentos.
Integram as instalações áreas de Pronto Atendimento, Apoio Diagnóstico e Terapia, Urgência, Observação, Apoio Administrativo e Apoio Técnico/Logístico. A UPA conta ainda com três consultórios e nove leitos (sendo dois pediátricos e um de isolamento) distribuídos em ampla sala de observação para até 24 horas de permanência. Entre os equipamentos disponíveis estão carrinhos de emergência, desfibriladores, detectores fetais, eletrocardiógrafos, monitores de parâmetros fisiológicos, ressuscitadores, ventiladores e equipamento de raio X.
MOGI DAS CRUZES II
Em 2019, a parceria com o município de Mogi das Cruzes foi ampliada a partir da gestão do Pronto Atendimento e Unidade Básica de Saúde do Jardim Universo e do Pronto Atendimento Jundiapeba. O novo contrato também contempla o Centro de Detenção Provisória de Mogi das Cruzes; o Serviço de Apoio e Diagnose (exames radiológicos de urgência e emergência nas unidades de saúde Jardim Universo, Jundiapeba e Pró-Criança) e o Serviço de Imagem (tomografia computadorizada na unidade de saúde Vila Suíssa).
Em 3 de setembro de 2020, a FUABC assumiu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Jundiapeba “Dr. Silvio Carlos Bruhns Franceschini”, que funciona todos os dias, em período integral, para atendimentos de casos de urgência e emergência. O serviço substitui o Pronto Atendimento Jundiapeba.
Postado por Fernando Valini em 24/mar/2017 -

Hospital Dia de São Mateus (foto: Edson Lopes Jr./SECOM)
Em 2015, a Organização Social de Saúde (OSS) Fundação do ABC (FUABC) estabeleceu parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e assumiu a responsabilidade de administrar unidades e serviços de saúde no território de São Mateus, na Região Leste do município de São Paulo. O território de São Mateus é administrativamente dividido em três distritos: São Mateus, São Rafael e Iguatemi, com uma população estimada em 475.513 habitantes (SEADE).
São Mateus é uma região marcada por altos níveis de vulnerabilidade social e urbana, com acentuada desigualdade socioespacial.
Neste período, o compromisso da FUABC tem sido o de garantir uma assistência prestada à população com condições de acesso às diferentes políticas públicas, promovendo a qualificação e ampliação das equipes em todos os serviços, assim como o fortalecimento e melhoria contínua dos processos de trabalho, com foco na atenção do cuidado, garantindo as reformas estruturais nas unidades e a criação de espaços voltados à Educação em Saúde, sempre com o objetivo de assegurar a sustentabilidade do Contrato de Gestão.
O número de unidades e serviços gerenciados pela Fundação do ABC no município tem crescido. Atualmente a FUABC responde pela gestão de 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo 5 AMAs/UBSs (2 UBSs tradicionais e 3 UBSs ESF), 7 UBSs tradicionais e 11 ESF. Também está à frente de 1 Centro Especializado em Reabilitação – modalidade III (CER III), 1 Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil II (CAPS IJ II), 1 Hospital Dia 24 horas, 3 Programas Acompanhante de Idosos (PAI), 1 Serviço de Atenção Domiciliar (SAD – 3 EMAD e 1 EMAP), 1 Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e 1 Unidade de Pronto Atendimento (PA).
A Rede de Atenção à Saúde (RAS) do território atua em conjunto com outros serviços estratégicos, Hospital Geral Estadual de São Mateus, CAPS III, CAPS AD III, Residência Terapêutica, ILPI e Consultório de RUA e Centro de Práticas Naturais (CPN), Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) e Serviço de Atenção Especializada (SAE).
A busca pela excelência da assistência prestada à população veio com a Acreditação de Qualidade de 18 Unidades Básicas de Saúde com o Certificado “ONA”.
No município de São Paulo, a FUABC, em parceria com a gestão pública, busca o crescimento e a consolidação dos serviços de saúde ofertados aos usuários do SUS, sempre com foco em sua missão de atuar com excelência na saúde por meio de gestão sustentável, comprometida com a sociedade na assistência, ensino, pesquisa e geração de conhecimento. Sua visão de ser a melhor instituição de saúde e ensino, reconhecida pelo seu modelo de qualidade na assistência e excelência na formação acadêmica e gestão sustentável. Seus valores, como a ética, integridade, transparência, inovação, sustentabilidade, responsabilidade social, humanismo e excelência nas ações.
Postado por Eduardo Nascimento em 12/maio/2016 -
A Fundação do ABC deu início em 2014 à gestão plena do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista (IIER-BS), no Guarujá. Hospital estadual especializado no atendimento de doenças infecciosas e parasitárias, o equipamento funciona 24 horas por dia e conta com 45 leitos – 32 de enfermaria e 13 de Terapia Intensiva (UTI).
A unidade recebe pacientes encaminhados de hospitais dos nove municípios que integram a Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe, hepatites, dengue (especialmente no verão), entre outras. Além do atendimento médico e de enfermagem, também estão disponíveis exames laboratoriais e de imagem, como raio X, ultrassonografia e endoscopia. Os pacientes são atendidos mediante encaminhamento do SIRESP – Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo, do Governo do Estado.
Em 2019 e em 2025, a FUABC venceu novos chamamentos públicos e seguirá à frente da unidade por mais cinco anos.
Com foco em capacitação e treinamento constante das equipes técnicas, periodicamente a unidade organiza as já tradicionais edições do “Ciclo de Palestras”, que reúnem centenas de participantes e renomados especialistas da área de Infectologia para orientação e conscientização de funcionários e profissionais da Saúde da Baixada Santista. São discutidos aspectos de prevenção, diagnóstico, incidência e tratamento de doenças como sarampo, tuberculose, leptospirose e sepse.
Em 2023, o Emílio Ribas recebeu da Organização Nacional de Acreditação (ONA) a certificação ONA – Nível 1, que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade. A unidade é a primeira 100% SUS (Sistema Único de Saúde) acreditada na Baixada Santista e a única do Guarujá, inclusive entre unidades privadas. Desde então, o IIER-BS manteve o selo após processos de reacreditação.
A primeira unidade do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Capital paulista, é considerada o maior centro de infectologia da América Latina. Iniciou suas atividades no ano de 1880, quando se chamava “Lazareto dos Variolosos”, sendo referência como hospital de isolamento para o tratamento de doenças como varíola, difteria, febre tifoide, peste bubônica, gripe espanhola, febre amarela e meningite. Apenas em 1932 foi rebatizado “Hospital Emílio Ribas”, em homenagem ao cientista médico Dr. Emílio Ribas, que descobriu ser o mosquito o vetor de transmissão da febre amarela.
A segunda unidade do Instituto Emílio Ribas buscou atender à população da Baixada Santista, que antes precisava se deslocar para São Paulo. Com a alta demanda, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Guarujá, decidiu criar o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II - Baixada Santista. Esta segunda unidade é responsável pelo atendimento às nove cidades da Baixada Santista: Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Bertioga, Itanhaém, Peruíbe e Mongaguá – chegando também a atender cidades do Vale do Ribeira, Litoral Norte e Vale do Paraíba.
O IIER-BS iniciou parcialmente suas atividades no antigo prédio da Maternidade Municipal Ana Fernandes Freitas, o Ana Parteira, no dia 23 de dezembro de 2011, sendo inaugurados os primeiros 10 leitos que atendiam casos de urgência da região. Em 13 de junho de 2013, após a conclusão da reforma do prédio, o IIER-BS foi oficialmente inaugurado com a presença do então governador, Geraldo Alckmin, da prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, e do secretário de Estado da Saúde, Dr. Giovanni Guido Cerri.
Pensamos como Instituto! Por isso, disponibilizamos diversos conteúdos para todos os interessados.
PALESTRAS EM VIDEO
Nosso canal no YouTube possui uma playlist completa com as aulas ministradas
nos tradicionais Ciclos de Palestras.
AULAS
Compartilhar conhecimento é a melhor forma de contribuir. Somos pesquisa. Somos ciência. Juntos, somos o Instituto de Infectologia Emilio Ribas II.
Dr. Thiago Bueno |
Dra. Andréa Alves da Silva |
Dra. Carolina Marquez Masutti |
![]() Dr. Bruno Vieira |
![]() Dr. Marcos V. da Silva |
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![]() Dr. Marcos Caseiro |
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Instituto de Infectologia Emilio Ribas II - Baixada Santista
Rua São Miguel, 760, Vicente de Carvalho - Guarujá - SP. CEP 11460-200.
Telefone: (13) 3308-2030.
OUVIDORIA
SUGESTÃO: Conte-nos sua ideia ou proposta para melhoria de nossos serviços.
ELOGIO: Foi bem atendido? Conte-nos como foi. O feedback é a melhor ferramenta para melhorar ainda mais nosso atendimento.
SOLICITAÇÃO: Precisa de algo? Tem alguma dúvida? Utilize a Ouvidoria para contatar-nos.
RECLAMAÇÃO: Faça suas críticas. Estamos à disposição para ajudar.
Telefone da Ouvidoria: (13) 3308-2055.
É permitida a entrada de duas pessoas por horário, sem direito a revezamento. Antes de entrar nos quartos, para sua segurança e do paciente, realize a higiene correta das mãos!
- Enfermaria CM1: 8h30 às 9h30.
- Enfermaria CM2: 8h30 às 9h30.
- UTI: 8h30 às 9h.
- Enfermaria CM1: 15h30 às 16h30.
- Enfermaria CM2: 15h30 às 16h30.
- UTI: 15h30 às 16h.
- Enfermaria CM1: 20h às 21h.
- Enfermaria CM2: 20h às 21h.
- UTI: 20h às 20h30.
Postado por Eduardo Nascimento em 20/jan/2015 -
Em novembro de 2014, a Fundação do ABC ampliou a parceria com o Governo do Estado de São Paulo, quando passou a responder pela gestão do Hospital Estadual de Francisco Morato “Prof. Carlos da Silva Lacaz”. Desde então, tanto as áreas clínicas quanto administrativas estão sob responsabilidade da FUABC, em contrato firmado no modelo de Organização Social de Saúde (OSS).
Inaugurada em 2004, a unidade conta com aproximadamente 460 funcionários diretos e cerca de 240 colaboradores terceirizados. Dispõe de 109 leitos – sendo 29 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). É um hospital regional de Atenção Secundária, de “porta fechada”, que integra o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de sistema de referência e contra referência controlado pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), do Governo do Estado. Presta assistência médico-hospitalar, visando a promoção da saúde, o tratamento e a reabilitação da população – principalmente de pacientes que residem na região de Franco da Rocha, Caieiras, Cajamar e Mairiporã, além de Francisco Morato.
O HEFM está dividido em dois prédios – um administrativo e outro assistencial. Os leitos ofertados são: 10 de UTI adulto, 8 de UTI pediátrica, 11 de UTI neonatal, 10 de berçário médio risco, 3 de berçário externo e 4 de unidade semi-intensiva adulto, além de leitos destinados ao alojamento conjunto, sala de emergência, salas para atendimento ambulatorial e salas de observação e medicação do Pronto Atendimento (paciente adulto e obstetrícia).
O corpo clínico é composto por equipes de Clínica Médica, UTI, Emergência, Cirurgia Geral, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, UTI Pediátrica, UTI Neonatal, Cirurgia Pediátrica e Anestesiologia. Na área de diagnóstico por imagem estão disponíveis exames de raio-x, tomografia computadorizada, mamografia, ultrassonografia geral e com doppler. Também constam serviços de endoscopia e colonoscopia, ecocardiografia, fisioterapia, fonoaudiologia, nefrologia e diálise de urgência, assim como avaliação oftalmológica de recém-nascidos.
Entre os destaques da unidade está o Serviço de Obstetrícia, que é referência para gestação de alto risco e realiza média de 220 partos por mês e 40 atendimentos diários no Pronto Atendimento. São cerca de 30 pacientes internadas no alojamento conjunto ou em gestação patológica.
O Hospital Estadual de Francisco Morato mantém ainda Banco de Sangue 24 horas, Serviço de Comissão de Infecção Hospitalar (SCIH) e Serviço de Ginecologia Eletiva – com ambulatório, cirurgias endoscópicas e uroginecológicas.
Postado por Eduardo Nascimento em 20/jan/2015 -
Em 20 de novembro de 2014, a Fundação do ABC ampliou a parceria com o Governo do Estado de São Paulo ao assumir a gestão do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP). Tanto as áreas clínicas quanto administrativas estão sob responsabilidade da FUABC, em contrato firmado no modelo de Organização Social de Saúde (OSS). Em 2019, a FUABC venceu novo chamamento público e seguirá à frente da unidade por mais cinco anos.
Localizado no Carandiru, na Zona Norte da capital paulista, o CHSP – antigo Centro de Observação Criminológica (COC) – é diferente da maioria dos hospitais brasileiros, pois tem como foco a atenção aos pacientes do sistema prisional do Estado de São Paulo. Vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o equipamento foi transferido para a Secretaria de Estado da Saúde em 2009, que responde pela gestão hospitalar. A gestão de segurança continua a cargo da SAP.
Os profissionais da FUABC não têm acesso à ficha criminal dos pacientes, documento que especifica o delito cometido e o tempo de reclusão. Trata-se de medida que incentiva a humanização do atendimento e faz parte do esforço para que todos sejam tratados igualmente e sem preconceito.
O CHSP ficava dentro do complexo da Casa de Detenção do Carandiru, presídio mais conhecido de São Paulo, que foi demolido e deu lugar ao Parque da Juventude. Considerado referência nacional no atendimento de Infectologia, Cirurgia, Psiquiatria e de Saúde da Mulher, o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário conta com 375 leitos distribuídos em quatro alas de internação, cada uma com dois andares. São três alas com 91 leitos cada e uma ala com 90 leitos, além de unidade semi-intensiva com 12 leitos. O centro cirúrgico reúne duas salas. Trata-se de hospital de médio porte, focado na atenção primária e secundária. Hoje são 251 leitos em operação.
Há divisão entre as alas masculinas e femininas e as especialidades médicas disponíveis são: Clínica Cirúrgica, Dermatologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Urologia, Anestesia, Ortopedia, Clínica Psiquiátrica e Clínica Médica – cujo foco principal é a Infectologia, devido ao grande número de pacientes portadores do vírus HIV e de tuberculose.
No campo diagnóstico estão disponíveis Laboratório de Análises Clínicas, radiologia, ultrassonografia, colonoscopia e endoscopia. Além das internações, o hospital possui ambulatórios para atendimento da população carcerária e serviços internos de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.
Postado por Fernando Valini em 24/jul/2013 -
Desde 2015, a Fundação do ABC é responsável pela operacionalização de todos os equipamentos de saúde de Mauá, cidade localizada na região do Grande ABC. A gestão do Complexo de Saúde de Mauá (COSAM) feita via Organização Social de Saúde possibilita maior facilidade administrativa e maior agilidade em muitas ações consideradas burocráticas quando geridas diretamente pelo poder público.
Anteriormente existiam dois contratos com a FUABC, sendo um específico para o Hospital Nardini e outro para os demais equipamentos da rede de saúde. A partir do COSAM, a FUABC passou a responder pela gestão clínica e administrativa do Nardini, das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. Também fazem parte do contrato de gestão o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas, Centro de Atenção Psicossocial Adulto III Primavera, CAPS Infanto-juvenil, Centro de Especialidades Médicas de Mauá (CEMMA), Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV), Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (CRSMCA), Centro de Referência em Saúde – HIV/DST, República Terapêutica Infanto-juvenil, Residência Terapêutica I e II, Consultório de Rua, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Reabilitação Dr. Jaime Souza, Complexo Municipal de Regulação e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.
HOSPITAL NARDINI
O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini é considerado o principal equipamento hospitalar para atendimento do SUS em Mauá, referência regional também para os municípios de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Foi construído no final da década de 1970 com recursos do Fundo de Assistência à Saúde, da Caixa Econômica Federal, por um grupo de médicos – entre eles o Dr. Radamés Nardini.
O Hospital ocupa área de 11.978 m² e conta com aproximadamente 200 leitos. É mantido com recursos municipais e repasses do Ministério da Saúde para cobertura de custeios relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS).