Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site....
Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles.
Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.
Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.
Postado por Fernando Valini em 16/nov/2020 -
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
A Fundação do ABC deu início em 5 de novembro de 2020 à gestão do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Sorocaba. A unidade foi inaugurada em dezembro de 2013 e tem por objetivo atender com alta resolutividade ao déficit regional de serviços em regime ambulatorial. Recebe exclusivamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e abrange 48 municípios da região, totalizando 2.457.760 habitantes de cidades como Sorocaba (658 mil habitantes), Itu (169 mil), Itapetininga (160 mil) e Tatuí (120 mil).
A assistência é voltada à investigação diagnóstica e orientação terapêutica nos ambulatórios clínicos, e resolução cirúrgica nos ambulatórios cirúrgicos. A unidade oferece 5.300 consultas médicas mensais – ou 63.600 no ano – divididas entre primeira consulta, interconsulta e consulta subsequente. São 20 especialidades médicas à disposição da população: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Plástica, Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia Infantil, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Neurologia Infantil, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Pneumologia Infantil, Reumatologia, Urologia.
Com centro cirúrgico próprio, o AME Sorocaba tem contrato de 6 mil cirurgias ambulatoriais por ano. Também oferece 2.900 consultas e sessões não médicas por mês nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Serviço Social.
Anualmente são mais de 159.097 exames auxiliares de diagnóstico e terapêutica em 30 diferentes áreas, entre as quais análises clínicas, patologia e citopatologia, ecocardiograma, endoscopia, eletrocardiograma, holter, teste ergométrico, exames oftalmológicos, eletroneuromiografia e colonoscopia.
Com instalações físicas distribuídas em 3.673 m², o equipamento de saúde conta com 22 consultórios, salas de curativo, medicação, enfermagem, reabilitação, procedimentos e exames. Além disso, são 8 leitos de observação, 3 salas cirúrgicas e 4 leitos de recuperação pós-anestésica.
Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Postado por Maíra Oliveira em 03/fev/2020 -
Divulgação/PMMC
A Fundação do ABC assumiu em 26 de junho de 2019 na gestão do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) Prefeito Waldemar Costa Filho, com objetivo de garantir a qualidade dos serviços, o cumprimento das metas contratuais e, principalmente, a prestação de atendimento resolutivo e humanizado.
Primeira unidade hospitalar do município, construída com recursos da Prefeitura e do Governo Estadual, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes integra o Sistema Único de Saúde (SUS) e está totalmente interligado ao Sistema Integrado de Saúde (SIS), implantado pela Administração Municipal para garantir a completa informatização e conexão entre as unidades de saúde da cidade.
O HMMC soma 10,6 mil metros quadrados de área construída num terreno com 5,7 mil metros quadrados. O prédio conta com sete pavimentos e capacidade para 91 leitos, sendo 69 leitos de internação, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 leitos de observação. Para a construção, foram investidos R$ 35,5 milhões, sendo R$ 18 milhões repassados pelo Governo do Estado e o restante com recursos próprios da Prefeitura. Outros R$ 14 milhões foram investidos na aquisição de móveis e equipamentos – sendo R$ 11,3 milhões repassados pelo Governo do Estado e R$ 3 milhões pelo Governo Federal, resultado de emenda parlamentar.
Instalado no Distrito de Braz Cubas, região de localização estratégica e privilegiada, o Hospital reúne diversos serviços voltados para o atendimento de crianças e adultos, com atenção especial para pediatria e ginecologia especializada. Acolhimento, segurança e resolutividade são os princípios básicos do HMMC, alcançados a partir de corpo clínico e equipes altamente especializadas, assim como com o suporte do Voluntariado de Mogi das Cruzes, grupo especialmente criado para trabalhar a solidariedade e a humanização.
A unidade foi projetada como equipamento moderno, oferecendo recursos tecnológicos geralmente encontrados apenas em instituições privadas. Possui sistema de transmissão de cirurgias por videoconferência, central on-line de monitoramento da UTI e acionamento da enfermagem por sistema de voz. É também o primeiro prédio 100% sustentável do município, com recursos para utilização de energia solar, energia de gás natural e energia elétrica, além de um sistema para captação e reaproveitamento de água, com reservatórios para armazenar até 35 mil litros. O prédio conta, ainda, com sistema de ar-condicionado central que garante maior conforto aos pacientes e funcionários.
Em 2024, o Hospital recebeu a certificação de qualidade ONA nível 1, da Organização Nacional de Acreditação, instituição responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.
Postado por Eduardo Nascimento em 03/fev/2020 -
![]() |
|
![]() |
|
A Fundação do ABC ampliou a bem-sucedida parceria com o Governo do Estado e assumiu em 3 de junho de 2019 a gestão do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi, localizado na região metropolitana de São Paulo, na microrregião de Osasco. Tanto as áreas clínicas quanto administrativas estão sob responsabilidade da FUABC.
O contrato de gestão contempla consultas médicas e não médicas, exames, procedimentos terapêuticos e cirurgias. Ao todo são 20 especialidades médicas: Acupuntura, Alergia/Imunologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia Infantil, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Mastologia, Neurologia, Obstetrícia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Proctologia, Reumatologia e Urologia. Também estão disponíveis à população consultas não médicas nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia, assim como sessões mensais de procedimentos terapêuticos não médicos.
No campo dos Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), o AME Itapevi oferece exames de endoscopia, radiologia, ultrassonografia e métodos diagnósticos em especialidades. Com centro cirúrgico próprio, a unidade também realiza cirurgias ambulatoriais.
Postado por Fernando Valini em 24/mar/2017 -
A parceria da Unidade de Apoio Administrativo (antiga Central de Convênios) – FUABC com a Prefeitura de Mogi das Cruzes teve início em 2015, quando a entidade assumiu a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Dr. Manoel Maisette Salgado, no bairro Rodeio, a partir de sua inauguração. A unidade conta com equipamentos de ponta, medicamentos e profissionais capacitados para prestar atendimentos de urgência e emergência em toda a região de Cézar de Souza, Rodeio e bairros próximos.
Enquadrada como UPA 24h – Porte 1, tem estrutura de complexidade intermediária, ocupando espaço na rede municipal entre as unidades básicas de saúde (UBSs) e os serviços de emergência hospitalares. Com acolhimento e classificação de risco, tem como atividade fim o atendimento ao usuário quanto aos cuidados de saúde, com prestação de serviços de forma contínua e eficiente, objetivando o aumento da capacidade assistencial e a redução da espera para os atendimentos.
Integram as instalações áreas de Pronto Atendimento, Apoio Diagnóstico e Terapia, Urgência, Observação, Apoio Administrativo e Apoio Técnico/Logístico. A UPA conta ainda com três consultórios e nove leitos (sendo dois pediátricos e um de isolamento) distribuídos em ampla sala de observação para até 24 horas de permanência. Entre os equipamentos disponíveis estão carrinhos de emergência, desfibriladores, detectores fetais, eletrocardiógrafos, monitores de parâmetros fisiológicos, ressuscitadores, ventiladores e equipamento de raio X.
MOGI DAS CRUZES II
Em 2019, a parceria com o município de Mogi das Cruzes foi ampliada a partir da gestão do Pronto Atendimento e Unidade Básica de Saúde do Jardim Universo e do Pronto Atendimento Jundiapeba. O novo contrato também contempla o Centro de Detenção Provisória de Mogi das Cruzes; o Serviço de Apoio e Diagnose (exames radiológicos de urgência e emergência nas unidades de saúde Jardim Universo, Jundiapeba e Pró-Criança) e o Serviço de Imagem (tomografia computadorizada na unidade de saúde Vila Suíssa).
Em 3 de setembro de 2020, a FUABC assumiu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Jundiapeba “Dr. Silvio Carlos Bruhns Franceschini”, que funciona todos os dias, em período integral, para atendimentos de casos de urgência e emergência. O serviço substitui o Pronto Atendimento Jundiapeba.
Postado por Fernando Valini em 24/mar/2017 -
Com 1.600 colaboradores, Contrato de São Mateus tem sido aprimorado ao longo dos anos, proporcionando aos pacientes acesso, qualidade e inovação
Com foco na Atenção Básica, teve início em 1º de setembro de 2015 o contrato entre a Fundação do ABC e a Prefeitura de São Paulo para gestão das unidades da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus, na Zona Leste da Capital paulista.
Com quadro de aproximadamente 2.000 colaboradores, o contrato de São Mateus tem sido aprimorado ao longo dos anos, proporcionando aos pacientes acesso, qualidade e inovação. Também contempla outros serviços e ações, como o primeiro CENALAC (Centro de Coleta de Leite Humano) vinculado a uma unidade de saúde – ação inovadora dentro do munícipio de São Paulo. A iniciativa garante que o estoque do banco de leite permaneça constantemente abastecido, permitindo a nutrição dos recém-nascidos prematuros e com patologias graves até o maior ganho de peso.
Outros destaques são a atenção psicossocial reforçada através de polos e minipolos de saúde mental nas unidades; utilização de práticas integrativas e complementares em todas as unidades, ofertando diversos tratamentos e atividades para a população; e o PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis), que proporciona a interface dos equipamentos de saúde com o meio ambiente, contribuindo para um olhar mais ampliado do território.
A Atenção Básica fortalecida em parte do território com as equipes da Estratégia de Saúde da Família e os Núcleos de Atenção à Saúde da Família têm produzido cuidado e vínculos com a comunidade. São milhares de consultas de pré-natal, qualificando o atendimento à gestante, e de crianças somente na Atenção Básica.
A Atenção Especializada do Hospital Dia da Rede Hora Certa reforça a rede de atenção na região. O acesso a serviços específicos como o PAI (Programa de Acompanhante de Idosos), CER (Centro Especializado em Reabilitação) e EMAD (Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar) completa o trabalho em rede desenvolvido no território. Por meio desses serviços, pacientes acamados ou portadores de doenças específicas têm acesso ao SUS no atendimento de suas necessidades.
Unidade Básica de Saúde Recanto Verde Sol. Foto: PMSP
Postado por Eduardo Nascimento em 12/maio/2016 -
A Fundação do ABC deu início em 2014 à gestão plena do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista (IIER-BS), no Guarujá. Hospital estadual especializado no atendimento de doenças infecciosas e parasitárias, o equipamento funciona 24 horas por dia e conta com 46 leitos – 33 de enfermaria e 13 de Terapia Intensiva (UTI).
A unidade recebe pacientes encaminhados de hospitais dos nove municípios que integram a Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe e hepatites. Além do atendimento médico e de enfermagem, também estão disponíveis exames laboratoriais e de imagem, como raio X, ultrassonografia e endoscopia. Os pacientes são atendidos mediante encaminhamento da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), do Governo do Estado.
Em 2019, a FUABC venceu novo chamamento público e seguirá à frente da unidade por mais cinco anos.
Com foco em capacitação e treinamento constante das equipes técnicas, periodicamente a unidade organiza as já tradicionais edições do “Ciclo de Palestras”, que reúnem centenas de participantes e renomados especialistas da área de Infectologia para orientação e conscientização de funcionários e profissionais da Saúde da Baixada Santista. São discutidos aspectos de prevenção, diagnóstico, incidência e tratamento de doenças como sarampo, tuberculose, leptospirose e sepse.
Em 2023, o Emílio Ribas recebeu da Organização Nacional de Acreditação (ONA) a certificação ONA – Nível 1, que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade. A unidade é a primeira 100% SUS (Sistema Único de Saúde) acreditada na Baixada Santista e a única do Guarujá, inclusive entre unidades privadas. Em 2024, manteve o selo após processo de reacreditação.
Postado por Eduardo Nascimento em 20/jan/2015 -
Em novembro de 2014, a Fundação do ABC ampliou a parceria com o Governo do Estado de São Paulo, quando passou a responder pela gestão do Hospital Estadual de Francisco Morato “Prof. Carlos da Silva Lacaz”. Desde então, tanto as áreas clínicas quanto administrativas estão sob responsabilidade da FUABC, em contrato firmado no modelo de Organização Social de Saúde (OSS).
Inaugurada em 2004, a unidade conta com aproximadamente 460 funcionários diretos e cerca de 240 colaboradores terceirizados. Dispõe de 109 leitos – sendo 29 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). É um hospital regional de Atenção Secundária, de “porta fechada”, que integra o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de sistema de referência e contra referência controlado pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), do Governo do Estado. Presta assistência médico-hospitalar, visando a promoção da saúde, o tratamento e a reabilitação da população – principalmente de pacientes que residem na região de Franco da Rocha, Caieiras, Cajamar e Mairiporã, além de Francisco Morato.
O HEFM está dividido em dois prédios – um administrativo e outro assistencial. Os leitos ofertados são: 10 de UTI adulto, 8 de UTI pediátrica, 11 de UTI neonatal, 10 de berçário médio risco, 3 de berçário externo e 4 de unidade semi-intensiva adulto, além de leitos destinados ao alojamento conjunto, sala de emergência, salas para atendimento ambulatorial e salas de observação e medicação do Pronto Atendimento (paciente adulto e obstetrícia).
O corpo clínico é composto por equipes de Clínica Médica, UTI, Emergência, Cirurgia Geral, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, UTI Pediátrica, UTI Neonatal, Cirurgia Pediátrica e Anestesiologia. Na área de diagnóstico por imagem estão disponíveis exames de raio-x, tomografia computadorizada, mamografia, ultrassonografia geral e com doppler. Também constam serviços de endoscopia e colonoscopia, ecocardiografia, fisioterapia, fonoaudiologia, nefrologia e diálise de urgência, assim como avaliação oftalmológica de recém-nascidos.
Entre os destaques da unidade está o Serviço de Obstetrícia, que é referência para gestação de alto risco e realiza média de 220 partos por mês e 40 atendimentos diários no Pronto Atendimento. São cerca de 30 pacientes internadas no alojamento conjunto ou em gestação patológica.
O Hospital Estadual de Francisco Morato mantém ainda Banco de Sangue 24 horas, Serviço de Comissão de Infecção Hospitalar (SCIH) e Serviço de Ginecologia Eletiva – com ambulatório, cirurgias endoscópicas e uroginecológicas.
Postado por Eduardo Nascimento em 20/jan/2015 -
Em 20 de novembro de 2014, a Fundação do ABC ampliou a parceria com o Governo do Estado de São Paulo ao assumir a gestão do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP). Tanto as áreas clínicas quanto administrativas estão sob responsabilidade da FUABC, em contrato firmado no modelo de Organização Social de Saúde (OSS). Em 2019, a FUABC venceu novo chamamento público e seguirá à frente da unidade por mais cinco anos.
Localizado no Carandiru, na Zona Norte da capital paulista, o CHSP – antigo Centro de Observação Criminológica (COC) – é diferente da maioria dos hospitais brasileiros, pois tem como foco a atenção aos pacientes do sistema prisional do Estado de São Paulo. Vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o equipamento foi transferido para a Secretaria de Estado da Saúde em 2009, que responde pela gestão hospitalar. A gestão de segurança continua a cargo da SAP.
Os profissionais da FUABC não têm acesso à ficha criminal dos pacientes, documento que especifica o delito cometido e o tempo de reclusão. Trata-se de medida que incentiva a humanização do atendimento e faz parte do esforço para que todos sejam tratados igualmente e sem preconceito.
O CHSP ficava dentro do complexo da Casa de Detenção do Carandiru, presídio mais conhecido de São Paulo, que foi demolido e deu lugar ao Parque da Juventude. Considerado referência nacional no atendimento de Infectologia, Cirurgia, Psiquiatria e de Saúde da Mulher, o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário conta com 375 leitos distribuídos em quatro alas de internação, cada uma com dois andares. São três alas com 91 leitos cada e uma ala com 90 leitos, além de unidade semi-intensiva com 12 leitos. O centro cirúrgico reúne duas salas. Trata-se de hospital de médio porte, focado na atenção primária e secundária. Hoje são 251 leitos em operação.
Há divisão entre as alas masculinas e femininas e as especialidades médicas disponíveis são: Clínica Cirúrgica, Dermatologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Urologia, Anestesia, Ortopedia, Clínica Psiquiátrica e Clínica Médica – cujo foco principal é a Infectologia, devido ao grande número de pacientes portadores do vírus HIV e de tuberculose.
No campo diagnóstico estão disponíveis Laboratório de Análises Clínicas, radiologia, ultrassonografia, colonoscopia e endoscopia. Além das internações, o hospital possui ambulatórios para atendimento da população carcerária e serviços internos de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.
Postado por Fernando Valini em 24/jul/2013 -
Desde 2015, a Fundação do ABC é responsável pela operacionalização de todos os equipamentos de saúde de Mauá, cidade localizada na região do Grande ABC. A gestão do Complexo de Saúde de Mauá (COSAM) feita via Organização Social de Saúde possibilita maior facilidade administrativa e maior agilidade em muitas ações consideradas burocráticas quando geridas diretamente pelo poder público.
Anteriormente existiam dois contratos com a FUABC, sendo um específico para o Hospital Nardini e outro para os demais equipamentos da rede de saúde. A partir do COSAM, a FUABC passou a responder pela gestão clínica e administrativa do Nardini, das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. Também fazem parte do contrato de gestão o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas, Centro de Atenção Psicossocial Adulto III Primavera, CAPS Infanto-juvenil, Centro de Especialidades Médicas de Mauá (CEMMA), Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV), Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (CRSMCA), Centro de Referência em Saúde – HIV/DST, República Terapêutica Infanto-juvenil, Residência Terapêutica I e II, Consultório de Rua, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Reabilitação Dr. Jaime Souza, Complexo Municipal de Regulação e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.
HOSPITAL NARDINI
O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini é considerado o principal equipamento hospitalar para atendimento do SUS em Mauá, referência regional também para os municípios de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Foi construído no final da década de 1970 com recursos do Fundo de Assistência à Saúde, da Caixa Econômica Federal, por um grupo de médicos – entre eles o Dr. Radamés Nardini.
O Hospital ocupa área de 11.978 m² e conta com aproximadamente 200 leitos. É mantido com recursos municipais e repasses do Ministério da Saúde para cobertura de custeios relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Postado por Eduardo Nascimento em 24/jul/2013 -
Maior unidade hospitalar do Grande ABC, o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, conta com cerca de 2.000 profissionais. Possui 300 leitos entre internação, terapia intensiva e leitos pediátricos destinados ao atendimento de crianças com câncer. Seu centro cirúrgico é composto por 13 salas. A unidade também possui Banco de Sangue, Banco de Leite Humano, Centro de Fisioterapia, Central de Vacinas e outros serviços que otimizam o atendimento.
Desde a inauguração, em 2001, a gestão do hospital é feita pela Fundação do ABC. O HEMC cobre os sete municípios do Grande ABC – Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – e beneficia cerca de 3 milhões de moradores. São quase 30 mil metros quadrados de área, divididos em sete pavimentos. Cerca de 7 mil pessoas circulam pelas instalações da unidade diariamente, entre pacientes, acompanhantes e funcionários. Um dos grandes diferenciais do HEMC é o corpo clínico, composto por muitos profissionais ligados ao Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) – vários deles docentes.
O início das obras do hospital data de 1976. A construção sofreu longas interrupções, até que em 2000 foi definitivamente retomada pelo então governador Mário Covas, que batiza o hospital. A entrega ocorreu em 2001 com a inauguração da primeira fase. A segunda etapa de atendimento teve início em 2002, com oferta de leitos cirúrgicos, de UTI, além da introdução de cirurgias de maior porte. Na condição de hospital de alta complexidade, a importância do “Mário Covas” para o Grande ABC se evidencia nos milhares de atendimentos, consultas, exames, procedimentos e cirurgias.
Em 2018, o HEMC conquistou a certificação de qualidade ONA (Organização Nacional de Acreditação) nível 3, o mais alto do ranking, tendo sido revalidada em 2021 e 2024. Além disso, alcançou a acreditação internacional Qmentum nível Diamante em 2021, selo que manteve em 2024 após processo de recertificação.