Santo André | Atenção Básica

A Fundação do ABC deu início em 1° de fevereiro de 2023 ao novo contrato de gestão para gerenciamento, operacionalização, execução e fomento de serviços da Rede de Saúde do Município de Santo André nas áreas de Atenção Básica, Vigilância à Saúde e Apoio à Gestão.

Conforme projeto apresentado, a Fundação do ABC atua de forma plena na Atenção Básica e de maneira complementar nos serviços e programas das Vigilâncias em Saúde e Apoio à Gestão, por meio da contratação de recursos humanos para o desenvolvimento das ações, bem como para a disponibilização de serviços diversos visando ao pleno funcionamento das atividades, conforme diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde de Santo André.

Ao todo são cerca de 1.300 funcionários diretos vinculados à FUABC. O objetivo central é a integração da Rede de Atenção à Saúde, articulação e interação com todos os equipamentos de saúde, em busca de ampliar e qualificar o acesso aos usuários. Os esforços incluem planejamento, coordenação de processos, supervisão técnica, controle e avaliação, além do acompanhamento das determinações do gestor municipal com relação às diretrizes dos cenários internos e externos, demandadas pelo Ministério da Saúde. Outro objetivo ao longo da gestão é realizar de forma contínua a observação e o levantamento das prioridades de saúde, com a identificação de eventuais melhorias técnicas e operacionais que podem ser implementadas.

A organização e o processo de trabalho das unidades de saúde do Município de Santo André estão orientadas pelas diretrizes técnicas assistenciais e programáticas priorizadas no planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, conforme modalidades de atenção e estrutura da rede, assim como pelas necessidades identificadas na interlocução com a Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Diretoria de Vigilância.

 

ATENÇÃO BÁSICA

A Rede de Atenção Básica de Santo André engloba Unidades Básicas de Saúde, Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAPs), Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMADs), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Núcleo de Qualidade, Apoio e Gestão.

O fortalecimento da Atenção Primária é uma estratégia fundamental para a mudança do modelo assistencial em todos os níveis de complexidade. A construção de redes de atenção que garantam a integralidade e o acesso às ações e serviços de saúde é primordial para que a Atenção Primária seja efetivamente a ordenadora da rede e orientadora das linhas de cuidado, fomentando a construção de uma rede primária resolutiva e humanizada, que trabalhe com instrumentos capazes de coordenar o processo de atenção à saúde.

 

VIGILÂNCIA À SAÚDE

A Vigilância à Saúde constitui um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e o controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. Nesse contexto, a FUABC busca contribuir para o cuidado integral à saúde das pessoas, com ações em sintonia com a Política Municipal de Santo André.

A principal atuação da Fundação do ABC é no sentido de complementar o quadro de Recursos Humanos necessário para o bom andamento dos serviços, que abrangem duas grandes gerências. A primeira, a Gerência de Zoonoses, é encarregada do controle de zoonoses, vetores, roedores e animais, assim como de pragas e da dengue, por exemplo. O segundo braço da área de Vigilância à Saúde é a Gerência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, que também abrange o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e os trabalhos de Vigilância Ambiental.

 

APOIO À GESTÃO

As ações de apoio à gestão envolvem atividades voltadas a operacionalização dos serviços e possui caráter abrangente e multiprofissional. Cabe ao apoio à gestão a organização das ações necessárias para a prestação dos serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as áreas de abrangência estão a Assistência Farmacêutica, o Departamento de Gestão Estratégica, a Regulação Hospitalar, a Regulação Ambulatorial, a Unidade de Avaliação e Controle (UAC), o Transporte Sanitário e a Escola da Saúde, entre outras.