Publicado em: 28/08/2025

Equipe da UBS Jardim da Conquista I
No dia 15 de agosto, o Teatro do CEU São Rafael, na Zona Leste da capital paulista, recebeu a 10ª Gincana do Aleitamento Materno, já consolidada no calendário da Coordenadoria Regional de Saúde Leste como um espaço de troca de experiências, valorização de boas práticas e incentivo à amamentação.
O evento contou com a participação de trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), representantes da gestão do contrato de São Mateus da Fundação do ABC e da Supervisão Técnica de Saúde (STS) de São Mateus. A organização ficou a cargo da comissão formada por Joana Rodrigues Lobo, da assessoria técnica de enfermagem da STS, Regina Rissi da Trindade, apoiadora em Saúde da FUABC, e Mayara Queiroz Tomé, coordenadora de enfermagem, também da Fundação.
Com o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2025 – “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis” –, a gincana reforçou a importância das equipes de saúde na construção de redes de suporte efetivas às famílias.
A programação incluiu a palestra da enfermeira Sandra Maria de Souza, especialista em UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, que trouxe reflexões sobre os desafios e avanços no cuidado ao recém-nascido, o estímulo à amamentação desde os primeiros dias de vida e a relevância da doação de leite materno.

Equipe da UBS Jardim da Conquista II
PREMIAÇÕES
Durante a gincana, diversas UBS foram reconhecidas por suas ações de destaque e indicadores nas áreas de saúde da criança e aleitamento materno:

Equipe da UBS Jardim IV Centenário
HUMOR
Além da apresentação dos indicadores técnicos, a gincana também trouxe uma animada disputa de paródias, em que as unidades apresentaram composições criativas inspiradas no tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2025. As unidades vencedoras foram:
A 10ª edição da Gincana do Aleitamento Materno reforçou o compromisso da Rede de Atenção à Saúde com o cuidado integral à saúde da criança e a promoção da amamentação como base para um desenvolvimento saudável. O evento também destacou a importância da articulação entre equipes, da inovação nas práticas e do reconhecimento das conquistas coletivas.

Equipe da UBS Parque das Flores