Publicado em: 04/04/2023
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição resultante de uma complexa desordem no desenvolvimento cerebral. Engloba o autismo, a Síndrome de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e o transtorno generalizado do desenvolvimento não especificado. Acarreta, assim, modificações importantes na capacidade de comunicação, interação social e comportamento. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com o transtorno.
O quebra-cabeça é o símbolo do transtorno, por representar sua complexidade, diversidade e muito o que ainda é preciso descobrir a respeito do TEA. A fita símbolo do autismo é formada, portanto, por peças de quebra-cabeça em quatro diferentes cores, representando a neurodiversidade.
O mês de abril é conhecido pelas campanhas de orientação e conscientização sobre o TEA, tendo em vista que o dia 02/04 é o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo. A data tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e, dessa maneira, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
CARACTERÍSTICAS
O transtorno do espectro autista aparece na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, manifesta-se nos primeiros 5 anos de vida. As pessoas afetadas pelo TEA frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, desde deterioração profunda a altas habilidades cognitivas.
Embora algumas pessoas com TEA possam viver de forma independente, existem outras com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas. As intervenções psicossociais baseadas em evidências, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social e ter um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida. Essas intervenções devem ser acompanhadas de atitudes e medidas amplas, que garantam que os ambientes físicos e sociais sejam acessíveis, inclusivos e acolhedores.
SINTOMAS
De acordo com o quadro clínico, os sintomas podem ser divididos em 3 grupos:
– Ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;
– O paciente é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;
– Domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social, que permite levar a vida próxima do normal.
TRATAMENTO:
O autismo é um transtorno crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar. Envolve a intervenção de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível orientação aos pais e cuidadores. É altamente recomendado que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção personalizado, pois nenhuma pessoa com autismo é igual a outra (Fonte: Ministério da Saúde).