Agentes de São Bernardo dobram número de visitas contra a dengue

Publicado em: 29/01/2016

Entre 2014 e 2015, os agentes de controle de zoonoses da Prefeitura de São Bernardo mais do que dobraram o número de visitas a domicílios do município na busca por criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O resultado é fruto da intensificação das ações de combate à dengue implementadas na cidade.

Conforme levantamento da Secretaria de Saúde, os agentes realizaram 42 mil visitas em 2014, número que saltou para 87 mil em 2015. Dessas, 62 mil foram realizadas entre agosto e dezembro, período em que a Secretaria intensificou o trabalho de combate ao mosquito. Também no ano passado foram eliminados 2.527 focos do mosquito na cidade, contra 1.299 em 2014.

De acordo com a coordenadora de Controle da Dengue de São Bernardo, Ericka Avibar, em 2015 as ações, além de intensificadas, foram antecipadas. “Esses trabalhos são tradicionalmente iniciados em novembro, mas começamos em agosto, durante o inverno, pelos bairros com maior número de casos da doença. Percorremos bairros nas regiões da Vila São Pedro, Parque São Bernardo, Batistini, Ferrazópolis, Rudge Ramos, Chácara Inglesa, Pauliceia e Jordanópolis, por exemplo”.

Além disso, os agentes de controle de zoonoses notaram que a resistência dos moradores em deixá-los entrar nas residências diminuiu. Em fevereiro de 2015, durante ação de nebulização na Chácara Inglesa, foram registradas 80 recusas. Em novembro do mesmo ano, esse número caiu para oito.

A coordenadora ressaltou que é importante que todos os moradores estejam engajados na luta contra o mosquito e que abram as residências para que os agentes façam a busca por possíveis criadouros. “Há uma estimativa do Ministério da Saúde de que 80% dos criadouros estão nos domicílios. Um pequeno descuido é o suficiente para que a água se acumule e o mosquito ponha os ovos”, alertou.

Neste ano, as ações começaram pelo Bairro Taboão, onde, desde o início de janeiro, foram vistoriados 3.579 imóveis, contabilizando 362 recusas (10,11% do total). Em casa, os moradores devem observar as caixas d’água (que devem permanecer cobertas), garrafas (sempre guardadas com o bocal para baixo), pneus e recipientes usados para estocar água para reuso. A população pode usar o Disque-Dengue (0800-195565) para informar sobre possíveis focos do mosquito.