‘Agosto Dourado’ reforça importância do aleitamento materno

Publicado em: 02/08/2022

Alimento é completo, fornecendo nutrientes em quantidades adequadas, vitaminas e componentes para a hidratação dos bebês

 

Tema de 2022 é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”. Foto: Freepik

Com objetivo de conscientizar a população sobre os benefícios do aleitamento materno, comemora-se em agosto a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) e o Mês do Aleitamento Materno – o ‘Agosto Dourado’. A ideia central é reforçar a fundamental importância do leite humano para a saúde e a boa qualidade de vida dos bebês, além de mostrar que o alimento contribui para a redução da mortalidade infantil e aumenta o vínculo entre a mãe e o recém-nascido.

O tema escolhido para 2022 é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, associado às áreas temáticas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que destacam os vínculos entre amamentação e boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades. O público-alvo da campanha, incluindo governos, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidades, precisa ser informado, educado e capacitado para fortalecer sua capacidade de fornecer e sustentar ambientes favoráveis à amamentação no mundo pós-pandemia. Além disso, crianças que observam mulheres amamentando criam boa concepção futura sobre o aleitamento materno, sabendo que o alimento é importante para a nutrição dos bebês.

“O leite materno é essencial para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida como alimento exclusivo. Isso porque é um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidades adequadas, vitaminas e componentes para hidratação (água). Também reúne fatores de proteção, como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos) e outras importantes células de defesa. É isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança”, detalha a pediatra especialista em aleitamento materno e neonatologista do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Dra. Gleise Aparecida Moraes Costa.

Segundo a especialista, a amamentação deve ser mantida até os dois anos de idade ou mais. “Após os seis primeiros meses, recomenda-se que os bebês iniciem o consumo de alimentos complementares para que todas as necessidades nutricionais de uma criança em franco crescimento e desenvolvimento sejam adequadamente atendidas. Contudo, manter a amamentação até os dois anos de idade ou mais é importante, porque o aporte de 500 ml diários de leite materno ainda será capaz de fornecer cerca de 75% das necessidades de energia, 50% das de proteína e 95% das de vitamina A, além da proteção imunológica”.

 

VANTAGENS DA AMAMENTAÇÃO

 

Para a Mãe:

– Emagrece mais rápido.

– Menos chances de ter anemia.

– Reduz o risco de câncer de mama e de ovários.

– Menor possibilidade de desenvolver osteoporose.

– Não precisa se preocupar com estoques de leite.

– O leite está sempre pronto e na temperatura ideal.

– Amamentar é prático nas mamadas noturnas, em viagens e passeios.

– Menos gastos na compra de outros leites para o bebê.

– Aumenta o vínculo afetivo entre mãe e bebê.

 

Para o Bebê:

– Protege contra alergias alimentares, doenças e infecções.

– Protege contra doenças da fase adulta como o diabetes, obesidade e a pressão alta.

– Sugar o peito é um ótimo exercício para o desenvolvimento da arcada dentária, da fala e da boa respiração.

– Melhora o desempenho em testes de inteligência, de acordo com as pesquisas.

– O bebê se sente mais seguro e o elo entre mãe e bebê é mais forte.