Alunos da FMABC integram atividade do Projeto Rondon em Diadema

Publicado em: 08/02/2019

A parceria com o Projeto Rondon é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Diadema

Dia 28 de janeiro, 25 estudantes de diversas faculdades e universidades ligados ao Projeto Rondon se reuniram com técnicos da Prefeitura de Diadema com o objetivo de apresentar as ações sociais e comunitárias que serão desenvolvidas no município. As iniciativas são resultado da primeira visita, realizada em julho, quando os alunos fizeram um diagnóstico com os possíveis campos de atuação.

O grupo é composto por alunos de vários cursos como Medicina, Gestão de Políticas Públicas e Engenharia. A parceria conta com instituições de ensino como a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Universidade Santo Amaro (UNISA), a Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (FAIT), entre outras.

A parceria com o Projeto Rondon é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Diadema e visa aproximar os estudantes universitários da realidade que compõe a cidade. “A nossa expectativa é muito positiva em relação ao que os estudantes estão propondo para as políticas públicas que já são desenvolvidas em Diadema. Sabemos que o resultado dessa troca entre o município e a academia é muito interessante para o desenvolvimento”, ressaltou a secretária interina da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

Ester Rizzi, professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP e uma das coordenadoras da atuação em Diadema, destaca a importância de projetos como esse na formação dos alunos. “Os estudantes estão se formando profissionais e precisam sair dos livros e dos conteúdos acadêmicos e olhar para a realidade. A extensão na cidade é uma troca muito importante para a formação dos universitários e, também, para o município pelos diversos olhares que cada profissão proporciona”.

Entre as atividades estão previstas oficinas de horta comunitária, de direitos humanos, de elaboração e gestão de projetos sociais, reconhecimento do território, palestra voltada para empregabilidade, além de atendimentos individuais sobre elaboração de currículos e dicas de comportamento em entrevistas de emprego.

Em 2018, participaram do projeto 11 voluntários, sendo quatro professores e sete alunos, que realizaram visitas em equipamentos públicos da cidade e, por meio de reuniões e conversas, fizeram um diagnóstico das demandas do município.

PROJETO RONDON

O objetivo do Projeto Rondon é desenvolver ações que tragam benefícios para as comunidades parceiras, como estimular a melhoria do bem-estar social. Além disso, busca integrar universitários à realidade dos municípios, dando a eles responsabilidade social e coletiva em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses, contribuindo para a formação acadêmica dos estudantes.