Alunos de medicina fazem homenagem à Cardiologia

Publicado em: 05/07/2013

Sob nova direção desde o início do ano, disciplina já traça objetivos para o próximo semestre.

Estudantes do 4º ano de medicina aproveitaram a última semana de aula para prestar homenagem aos professores da disciplina de Cardiologia. Em 24 de junho, mais de 50 acadêmicos organizaram coffee break para os docentes da cadeira, incluindo o titular aprovado em dezembro último, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas.

Segundo o estudante Adriano Augusto Jaoute, a homenagem refletiu a satisfação dos alunos em relação às aulas lideradas pelo Dr. Chagas. “O professor vem revolucionando a cardiologia, trazendo conteúdos atuais em aulas práticas e diferentes. Sentimos a diferença e gostamos muito dos resultados”, afirma o acadêmico.

Há apenas 6 meses à frente da disciplina de Cardiologia, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas conta que o objetivo das aulas é que os alunos se dediquem à formação médica, aplicando conhecimentos científicos na prática. Além disso, também buscam transmitir as diretrizes da cardiologia e mostrar a interação da especialidade com outras áreas, como ginecologia, oncologia, hebiatria, genética e entre outras disciplinas. “É uma satisfação muito grande receber a homenagem, uma atitude espontânea dos alunos. Trazer o que há de mais moderno na cardiologia em nível mundial desperta nos estudantes o sentido de buscar pelo novo, o que contribui para a formação mais completa”, acrescenta Dr. Chagas.

Novos projetos

De acordo com o titular da Cardiologia, ainda haverá muitas mudanças na disciplina para o segundo semestre. Um dos projetos é a ampliação do ambulatório, cujo objetivo central é a função didática. Serão adicionadas especialidades como hebiatria – fatores de risco, doença cardíaca na mulher, cardioncologia, arritmia cardíaca, cardiologia pediátrica e doenças metabólicas. Além disso, haverá ampla atuação da liga de cardiologia, em que os alunos participarão de aulas, provas e trabalhos específicos e intensivos sobre o controle de doenças na especialidade.

Para os próximos meses também estão previstos o desenvolvimento de enfermaria especializada em cardiologia e maior investimento e desenvolvimento em pesquisas.