Alunos participam de projeto de extensão no sertão da Bahia

Publicado em: 26/07/2013

Acadêmicos da FMABC e Metodista trocam férias por experiência de vida única, em benefício à comunidade carente de Canudos Velho

Estudantes da Faculdade de Medicina do ABC trocaram o descanso no mês de férias por trabalho no sertão da Bahia. Cinco alunos de Medicina, 2 de Enfermagem e 1 de Farmácia, além da médica coordenadora Soraya Borges Rossi, estiveram entre 23 de junho e 9 de julho na região de Canudos Velho, onde desenvolveram atividades de reconhecimento – a exemplo do Programa de Saúde da Família (PSF) –, com visitas domiciliares, atendimentos, orientações e palestras educacionais em saúde.

O trabalho ocorreu em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo, que entre professores e alunos participou com delegação de 38 membros. Entre os cursos representados estiveram Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Rádio e TV, entre outros.

Além do trabalho assistencial e de levantamentos socioeconômicos e de saúde por meio de questionário oficial do projeto, todos os alunos da Medicina ABC participaram com questionários específicos, que servirão de base para o desenvolvimento de trabalhos científicos. “A experiência foi rica em conhecimento técnico. Permitiu aos alunos contato com doenças raras nas metrópoles, como algumas parasitoses e hipovitaminoses. Muitos dos pacientes nunca tinham medido pressão arterial ou aferido diabetes, procedimentos básicos, realizados como rotina nos serviços de saúde das grandes cidades”, ilustra a médica e coordenadora da equipe da FMABC na expedição, Soraya Borges Rossi.

O grupo de 46 pessoas partiu de ônibus de São Bernardo com destino ao sertão baiano, em viagem com duração de 40 horas. À cerca de 30 quilômetros de Canudos Velho, os estudantes também visitaram comunidade da Fazenda Chora Menino – uma das regiões mais carentes, onde vivem cerca de 20 famílias. “Durante todo o projeto ficamos hospedados na casa dos moradores. Foi experiência única, de interação 24 horas por dia e que demandou exercício extremo de trabalho em equipe, pelo qual aprendemos na prática a importância da interação entre as áreas da saúde”, revela Soraya Rossi, que ressalta o valor da “experiência de vida”. “Vivemos realidade até então nunca imaginada. Na Fazenda Chora Menino, por exemplo, resolvemos exibir um filme para a população e percebemos que as crianças não sabiam do que se tratava. Não sabiam o que era um filme. Isso é facilmente compreendido, levando em conta que até o final do ano passado a região não tinha energia elétrica”.

Muito além da teoria

A expedição a Canudos teve início muito antes da entrada no ônibus. “O processo começou nas reuniões de planejamento, quando os alunos precisaram organizar as ideias e materiais necessários, para definir as ações possíveis de aplicar junto à população”, explica a professora de Saúde Coletiva da FMABC e coordenadora da Comissão de Extensão (Comex), Silmara Conchão, que acrescenta: “Os estudantes desenvolveram habilidades de trabalho em equipe, planejamento, tomada de decisões e resolução de problemas. São muitos os imprevistos em um trabalho como este e os alunos precisaram encontrar maneiras de superá-los”.

No campo do planejamento, FMABC e Metodista conseguiram antes da viagem mobilizar integrantes para arrecadação de doações – posteriormente entregues às cerca de 100 famílias carentes de Canudos Velho. Foram mais de 300 quilos de alimentos, centenas de medicamentos, aproximadamente 100 kits de material escolar e mais de 800 kits de higiene pessoal, que incluíam sabonete, pasta e escova de dentes