Ambulatório de Urticária da FMABC recebe certificação de qualidade internacional

Publicado em: 13/05/2016

Vinculado à disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC, o Ambulatório de Urticária e Alergia a Drogas acaba de receber a certificação internacional de qualidade UCARE (Urticaria Center of Reference and Excellence), passando a integrar seleto grupo mundial de centros de referência e excelência em urticária. O diretor executivo do Departamento de Dermatologia, Venereologia e Alergologia da Charité Universidade de Berlin, na Alemanha, e porta-voz do Centro de Alergia Charité, Dr. Torsten Zuberbier, esteve pessoalmente no campus universitário da FMABC em Santo André, em 29 de abril, para conhecer o serviço e comunicar o aceite para o selo de qualidade.

Certificação UCARE reconhece trabalho da FMABC e ratifica que todos os atendimentos são realizados dentro de padrões internacionais de qualidade

Certificação UCARE reconhece trabalho da FMABC e ratifica que todos os atendimentos são realizados dentro de padrões internacionais de qualidade

A certificação é emitida pela rede GA2LEN – Global Allergy and Asma European Network, que reúne os principais serviços clínicos europeus e instituições de pesquisas na área de alergologia e asma, em associação com a Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica (EAACI). O selo de qualidade UCARE integra programa de desenvolvimento global, que busca acreditar centros de referência e excelência, com objetivo de criar uma rede de especialistas em urticária, melhorar os tratamentos e proporcionar excelência na gestão da doença, em busca de aumentar o conhecimento na área por meio de pesquisas e educação.

O Ambulatório de Urticária e Alergia a Drogas da Faculdade de Medicina do ABC funciona às sextas-feiras, a partir das 8h. São cerca de 50 pacientes atendidos mensalmente, que também participam de palestras semanais sobre temas relacionados. “A certificação UCARE reconhece o trabalho que está sendo desenvolvido na FMABC e ratifica que todos os nossos atendimentos são realizados dentro de padrões internacionais de qualidade”, comemora Dra. Roberta Jardim Criado, médica alergologista e coordenadora do Ambulatório de Urticária e Alergia a Drogas da disciplina de Dermatologia da FMABC.

Para receber a certificação, os centros especializados em urticária são avaliados e devem cumprir 32 requisitos. Também recebem visita de um auditor da GA2LEN para análise dos trabalhos in loco, a fim de garantir que o centro de urticária está em conformidade com as regras s e cumpre todos os pré-requisitos da rede internacional.

ALTA INCIDÊNCIA

Aproximadamente 10% a 15% da população pode apresentar urticária pelo menos uma vez na vida. Trata-se de doença de pele extremamente comum, que forma vergões ou urticas (como uma mordida de inseto), que podem ocorrer em conjunto com inchaço nos olhos, lábios e, em alguns casos, na região da garganta (edema de glote). Os principais sintomas são coceira no corpo todo e lesões avermelhadas que desaparecem geralmente em 24 horas e voltam repentinamente, podendo sumir em poucas semanas ou levar anos para desaparecer.

A doença é mais frequente em adultos, mas também pode aparecer em crianças. Responsável por muitos aborrecimentos e pela perda de qualidade de vida, a urticária também prejudica o sono e, muitas vezes, faz com que o paciente não consiga desenvolver atividades de rotina – como trabalhar ou frequentar a escola – devido ao grande incômodo.

“Entre as principais causas da urticária aguda, que dura menos de 6 semanas, estão a alergia a medicamentos, as infecções virais e a associação entre medicamentos e infeções virais. Já as urticárias crônicas, que duram mais de 6 semanas, não têm causa específica e, na maioria das vezes, são espontâneas. Também existem as urticárias físicas, relacionadas ao frio, calor ou exercícios físicos, por exemplo. Os alimentos, ao contrário do que muitos imaginam, estão entre as causas mais raras para o aparecimento da doença”, detalha a médica alergologista e coordenadora do Ambulatório de Urticária e Alergia a Drogas da FMABC, Dra. Roberta Jardim Criado.

Para determinar o tratamento, inicialmente é feita avaliação clínica, seguida de exames complementares. Raramente há necessidade de testes de alergia. Com o diagnóstico, a terapia é à base de antialérgicos e outros medicamentos, de acordo com a necessidade de cada paciente.

O diagnóstico preciso da urticária e o tratamento adequado contribuem muito para a melhora dos sintomas. Dessa forma, recomenda-se procurar um especialista logo nos primeiros sinais da doença.