AME Mauá ampliará em até 20% oferta de exames de ultrassom

Publicado em: 20/04/2017

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, parceria entre Governo do Estado e Fundação do ABC, irá ampliar a oferta de exames de ultrassonografia nos próximos meses. A previsão é de que a mudança ocorra até o início do segundo semestre. Inaugurada em 2011, a unidade funcionava desde então com o mesmo equipamento. Agora, a expectativa da nova diretoria é aumentar em até 20% o número de ultrassons ofertados aos usuários. No primeiro trimestre deste ano, 2.000 pacientes foram submetidos ao procedimento, sendo a média mensal de 670 exames.

O deputado estadual André Soares e o diretor geral do AME Mauá, Dr. João Carlos Arilla

A verba é oriunda de emenda parlamentar do deputado estadual André Soares (DEM), no valor de R$ 80 mil. A previsão é de que o investimento chegue ainda em abril à unidade. O diretor geral do AME, Dr. João Carlos Arilla, acompanhou a assinatura do convênio de recebimento do aporte dia 11 de abril, no Palácio dos Bandeirantes, junto ao governador Geraldo Alckmin. “Essa ajuda chegará em ótimo momento para nossa unidade. Já sabíamos que a vida útil do atual aparelho estava chegando ao fim e, com a substituição, prevemos ampliar a capacidade para até 2.400 exames por trimestre”, explica Arilla. Atualmente há cerca de 1.000 pacientes na fila de espera pelo exame.

Na unidade são realizadas ultrassonografias simples, com doppler, arterial, venosa, hepática, da tireoide, carótida, transvaginal, abdominal, vias urinárias, entre outros tipos. Referência para atendimento médico de média complexidade à população da microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, a unidade também atende a pacientes de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema.

O quadro de especialidades médicas do AME Mauá conta com as áreas de alergologia, neurologia, cardiologia, oftalmologia, dermatologia, ortopedia, endocrinologia, urologia, gastroclínica e nefrologia. As áreas não médicas atendidas são enfermagem, psicologia e fisioterapia. A unidade também realiza pequenas cirurgias ambulatoriais, assim como exames de diagnóstico e terapia.

TRABALHO PREVENTIVO

Para evitar intercorrências relacionadas à inundação por enchentes na área interna, a diretoria do AME Mauá planeja iniciar obras preventivas a partir de maio. O atendimento ao público não sofrerá prejuízos. O objetivo é evitar que computadores e equipamentos novamente sejam danificados, como ocorreu no verão do ano passado. Serão feitos trabalhos de canalização de esgoto, pintura, intervenções no telhado, entre outras melhorias. O investimento, oriundo do Governo do Estado, é de R$ 528 mil e a previsão é de que, após o início, a reforma seja concluída em até quatro meses.

Pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) do Governo do Estado têm altos índices de aprovação dos pacientes e usuários. A média geral das mais de 50 unidades de todo o Estado em 2016 foi de 96,7% de aprovação. As três unidades administradas pela Fundação do ABC estão entre as mais bem avaliadas. Em Mauá, a satisfação apurada no período foi de 98%. Em Praia Grande chegou a 97,6% e, em Santo André, foi de 96,3%.