AME Mauá, FUABC e Central de Convênios organizam ações pelo Novembro Azul

Publicado em: 18/11/2022

Funcionários se mobilizaram para orientações gerais e distribuição de panfletos informativos nas imediações do AME Mauá

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá organizou em 10 de novembro ação de conscientização pelo Novembro Azul – mês de prevenção e combate ao câncer de próstata. Funcionários da unidade se mobilizaram para orientações gerais e distribuição de panfletos informativos nas imediações do AME, localizado na região central de Mauá. Todos estiveram vestidos com roupas da cor azul, a fim de chamar a atenção para a campanha.

Durante as abordagens, foi divulgado o programa estadual para a Saúde do Homem, pelo qual homens com mais de 50 anos podem agendar check-up gratuito e sem necessidade de pedido médico. Os interessados devem entrar em contato pelo 0800-7790000 e realizar o agendamento.

FUNDAÇÃO DO ABC

Em 18 de novembro, os funcionários das sedes administrativas da Fundação do ABC e da Central de Convênios estiveram reunidos, todos vestidos de azul, em mobilização pelo Novembro Azul. Divulgações nas redes sociais, ações de e-mail marketing e exibição de vídeo feito especialmente para a data marcaram o evento, que reuniu cerca de 150 pessoas.

NOVEMBRO AZUL

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Neste mês de “Novembro Azul”, todo o País está mobilizado para prevenir e combater a doença, responsável por mais de 65 mil novos casos todos os anos, assim como pela morte de 15,8 mil homens anualmente.

O principal tumor maligno do órgão é o adenocarcinoma de próstata. Seu pico de incidência é por volta dos 65 anos, mas já começa a se manifestar ao redor de 45 anos. Por essa razão, os homens não devem descuidar da prevenção e do acompanhamento médico – especialmente nessa faixa etária.

Quando identificado de maneira precoce, o câncer de próstata apresenta taxas de cura extremamente elevadas. De cada 10 homens com diagnóstico da doença em fase inicial, nove chegarão à cura – ou seja, índice de 90%. Por isso a importância de procurar pela doença antes que se manifeste clinicamente.

O homem deve frequentar o consultório do urologista anualmente a partir dos 50 anos. Pacientes de raça negra, obesos e homens com histórico familiar de câncer de próstata devem iniciar um pouco antes, aos 45 anos.

Cerca de 150 funcionários das sedes administrativas da FUABC e da Central de Convênios estiveram reunidos pelo Novembro Azul