AME Mauá orienta 2.000 pessoas em ação contra a dengue, Zika vírus e chikungunya

Publicado em: 09/09/2016

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá realizou entre os dias 8 e 10 de agosto ação contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e Zika vírus. A ação coordenada pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos teve apoio do Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC e consistiu na entrega de folder explicativo e de sementes da planta Crotalaria breviflora a pacientes, acompanhantes e a funcionários da unidade.

Sementes também foram plantadas no AME Mauá, no jardim em frente à entrada principal

Sementes também foram plantadas no AME Mauá, no jardim em frente à entrada principal

Pesquisas indicam que a crotalária atrai a libélula, que é considerada inseto predador do Aedes aegypti. A libélula adulta se alimenta do mosquito da dengue e também coloca seus ovos em água parada, a exemplo do Aedes. Entretanto, as larvas da libélula se alimentam das larvas do mosquito da dengue, eliminando o foco de transmissão no local.

Ao todo foram distribuídos 2.000 folderes, cada um com três sementes de crotalária. “Nosso objetivo foi orientar quanto ao combate do mosquito transmissor da dengue por meio do possível controle biológico, ou seja, utilizando um recurso natural em favor da prevenção”, explica a farmacêutica do AME Mauá e presidente da Comissão de Gerenciamento de Resíduos, Thaís Ferreira Landiose.

O folder entregue contém passo a passo para o plantio e cultivo da crotalária, que é uma leguminosa de flores amarelas. Além da distribuição de 6.000 sementes aos colaboradores e usuários do AME Mauá, algumas também foram plantadas na própria unidade, no jardim em frente à entrada principal.

INTEGRAÇÃO SUSTENTÁVEL

A ideia da campanha de orientação e distribuição de sementes no AME Mauá surgiu em uma das reuniões do Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC, que periodicamente reúne representantes de todas as unidades da FUABC para troca de informações e experiências, aproximando os gestores e promovendo a cooperação entre as mantidas. “Logo na primeira reunião, tomamos conhecimento do plantio de crotalária no campus da Faculdade de Medicina do ABC. Consideramos o trabalho bastante importante e buscamos adaptá-lo à realidade do AME Mauá, que está localizado em uma região com muito pouca área verde e que carece desse tipo de iniciativa”, destaca Thaís Landiose.

O plantio na FMABC ocorreu no início do ano e integrou a recepção dos calouros do curso de Gestão em Saúde Ambiental. Sob comando do coordenador e do vice de Saúde Ambiental, respectivamente, Odair Ramos da Silva e Rogério Alvarenga, docentes e discentes estiveram reunidos em 18 de fevereiro com os primeiranistas, no jardim em frente ao prédio Anexo II do campus universitário, onde plantaram as sementes da Crotalaria breviflora.

Equipes do AME Mauá e da FUABC durante ação contra o mosquito Aedes aegypti

Equipes do AME Mauá e da FUABC durante ação contra o mosquito Aedes aegypti