Publicado em: 14/08/2025
Gerenciado pela Fundação do ABC, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá participará, no dia 16 de agosto, do Mutirão Nacional de Reconhecimento e Investigação de Paternidade 2025 da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Os atendimentos ocorrerão das 9h às 13h em mais de 50 unidades da Defensoria Pública de SP, incluindo regiões do interior, litoral, região metropolitana e Capital.
O AME Mauá colaborará com a iniciativa a partir da participação voluntária da enfermeira Alessandra Amabile Batista, que integrará a equipe de saúde responsável pelas coletas para exames de DNA na Unidade Mauá da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, na Vila Bocaina.
Para a diretora-geral do AME Mauá, Patrícia Veronesi, integrar a mobilização é motivo de orgulho para a unidade. “Recebemos o convite da Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde (CGCSS) e aceitamos de imediato. É muito gratificante contribuir com uma ação de grande relevância social, que pode transformar vidas e fortalecer vínculos familiares”, considera.
MOBILIZAÇÃO NACIONAL
Sob a premissa de que “todos os filhos e filhas têm o direito de conhecer a identidade de seus pais e conviver com sua família”, a Defensoria Pública está mobilizada nacionalmente para realizar o projeto “Meu Pai Tem Nome”. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). Em cada Estado, a Defensoria Pública realizará diversas atividades para ajudar no reconhecimento de paternidade.
“Registrar filhos oficialmente significa fazer um reconhecimento de paternidade e maternidade. Isso quer dizer que haverá um vínculo legal (na lei) entre o filho e seu pai ou sua mãe. Sabemos que esse passo é muito importante e a Defensoria está do seu lado neste momento”, informa a campanha da Defensoria Pública de São Paulo.
A participação no mutirão “Meu Pai Tem Nome” está condicionada àqueles que realizaram inscrição prévia on-line ou por telefone, entre 10 de julho e 13 de agosto.