Publicado em: 15/07/2025
Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Ambulatório Médico de Especialidades de Praia Grande (AME-PG) promoveu em 4 de julho uma tarde de autógrafos, evento que celebrou a conclusão do projeto “Livro de Texturas”, uma iniciativa que uniu sustentabilidade e arte.
Após três meses de exposição das páginas dos livros sensoriais no corredor central da unidade, as obras foram finalmente montadas em formato de livro. O projeto, desenvolvido pela Comissão de Resíduos da unidade, incentivou colaboradores de diferentes setores a transformarem memórias afetivas em arte por meio de texturas criadas com materiais reciclados.
Participaram da iniciativa profissionais da Tecnologia da Informação, Controladoria, Serviços Gerais, Central de Material e Esterilização (CME) e da empresa terceirizada Guima Conseco. As obras, confeccionadas em papelão reaproveitado, retratam lugares especiais, animais de estimação e outras recordações significativas dos participantes.
Durante o evento, foi oferecido um coffee break aos autores das páginas, que receberam um troféu simbólico confeccionado com tubo de papelão que serve como porta-canetas, ornamentado com miniatura da tela impressa. Os participantes também ganharam marcadores de páginas com mensagem de agradecimento e lápis de cor jumbo aquarelado como estímulo às artes.
A iniciativa foi além da simples reutilização de materiais. Para a unidade, o projeto funciona como ferramenta terapêutica que ajuda a ressignificar memórias, melhorar relacionamentos e auxiliar na tomada de decisões, estimulando a criatividade dos colaboradores.
O livro conta com uma orelha especial contendo biografias dos autores, ficha técnica, histórias e imagens das páginas, todas eternizadas em um QR code disponibilizado a todos os colaboradores e usuários da unidade. No dia 8 de julho, o livro sensorial foi apresentado no Espaço Kids da unidade, sendo mostrado à neurologista que tradicionalmente apoia os projetos da instituição e às crianças que aguardavam consulta com a especialidade.