Publicado em: 29/12/2025

Autores de trabalho posam com o certificado
O projeto de usina solar fotovoltaica do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, foi destaque na 18ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis, realizado entre os dias 28 e 30 de outubro, na Capital paulista. A iniciativa foi apresentada na sessão de pôsteres do evento, que reuniu profissionais e gestores de saúde de todo o país para discutir soluções inovadoras relacionadas aos desafios socioambientais no setor.
O trabalho, apresentado pelos profissionais Ana Paula Fraga de Carvalho da Cunha, Douglas Reis e Alexandre Fernandes Santolaya, recebeu certificado de reconhecimento do Projeto Hospitais Saudáveis, organizador do seminário. A apresentação destacou a implementação do sistema de energia limpa no AME, que começou a funcionar em maio deste ano e tem potencial para reduzir em até 70% os custos com eletricidade da unidade.
O Seminário Hospitais Saudáveis 2025 teve como tema “Clima é Saúde, Saúde é Clima”, um manifesto que articula as relações entre questões climáticas e o setor de saúde. O evento aconteceu na modalidade híbrida, com atividades presenciais na sede do Hospital Sírio-Libanês, no bairro Bela Vista, e integrou as atividades que antecederam a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em novembro em Belém, no Pará.
A instalação das placas solares no AME Praia Grande faz parte de um projeto de eficiência energética desenvolvido em parceria com a CPFL, cujas tratativas iniciaram em setembro de 2022. O sistema fotovoltaico capta a luz do sol e a converte em energia elétrica para abastecer os setores da unidade. Quando há produção excedente, a energia é injetada na rede elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados para reduzir futuras contas de luz.