AME Praia Grande vira referência para pequenas cirurgias de mão

Publicado em: 02/05/2017

Por acúmulo de demanda, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande tornou-se referência na Baixada Santista para realização de pequenas cirurgias de mão. Os procedimentos começaram a ser realizados em agosto e, desde então, ao menos 100 pacientes já foram beneficiados. Antes, os usuários da região eram encaminhados para a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na Capital. O AME é referência para atendimento da população de Praia Grande, Mongaguá, São Vicente, Pedro de Toledo, Itariri, Itanhaém e Peruíbe.

Procedimentos de baixa complexidade começaram a ser realizados em agosto

Apesar da baixa complexidade dos casos, pacientes frequentemente eram encaminhados à unidade com sintomas e diagnósticos parecidos. Alegavam, em geral, muitas dores e limitação dos movimentos. Ao observar o aumento da fila de espera, antes quase inexistente, para até mais de 20 pacientes – inclusive de municípios vizinhos – o diretor geral da unidade decidiu buscar alternativas para implantar o serviço. “Como são procedimentos simples, que não necessitam de internação e feitos com anestesia local, percebemos que poderíamos realizar no próprio ambulatório. Fomos atrás para habilitá-lo, sem onerar o orçamento, e hoje não temos mais fila de espera. Trabalhamos apenas com demanda espontânea”, explica o Dr. Cássio Lopes.

Os procedimentos são realizados por cirurgiões ortopedistas e levam cerca de 1h30. Todos os pacientes já saem da unidade com 10 sessões de fisioterapia agendadas e retornam para consulta dias depois para revisão do curativo e acompanhamento ambulatorial. Para acessar o serviço, o munícipe deve obter encaminhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) e aguardar consulta de avaliação.

São três os procedimentos mais comuns: síndrome do túnel do carpo, contratura de Dupuytren e cisto sinovial. A primeira é causada pela pressão do nervo mediano no punho. Os sintomas são dores, formigamento, dormência dos dedos ou fraqueza. É associada a condições como movimentos repetitivos, retenção de líquidos durante a gravidez, lesão do nervo ou artrite reumatoide. A contratura é uma doença incapacitante, que provoca a formação de grossas faixas de tecido cicatricial na palma da mão, que podem se estender para os dedos, causando restrição de movimento e posição anormal dos dedos. Já os cistos sinoviais são abaulamentos que aparecem nas regiões palmar ou dorsal do punho. Se assemelham a um balão e são preenchidos por uma substância gelatinosa.

SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS

Pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que os AMEs do Governo do Estado têm altos índices de aprovação dos pacientes. A média geral das 52 unidades de todo o Estado em 2015 foi de 96,8% de aprovação. As três unidades administradas pela Fundação do ABC estão entre as mais bem avaliadas. Em Mauá, a satisfação apurada no período foi de 99,1%. Em Praia Grande chegou a 97,5% e, em Santo André, foi de 96%.