AME Santo André conquista certificação de qualidade

Publicado em: 20/02/2013

Unidade recebe selo diamante, confirmando excelência na esterilização de materiais médico-hospitalares

Parceria entre Governo do Estado e Fundação do ABC, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André recebeu em 20 de fevereiro certificação diamante da empresa 3M na área de esterilização de materiais médico-hospitalares. Trata-se do maior nível de excelência da categoria, cuja classificação passa pelos selos bronze, prata e ouro antes de atingir o patamar diamante.

O processo para certificação durou cerca de um ano, período no qual o AME Santo André passou por diversas avaliações. A conquista veio a partir de protocolo próprio criado pela unidade, que leva em conta bases científicas na área de enfermagem e regulamentações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), além de estudos de impacto e normatizações nacionais e internacionais.

ame_SA_2“A conquista do selo diamante reconhece a eficiência do trabalho da equipe de enfermagem da Central de Material e Esterilização (CME). A certificação é a confirmação de que todo o processo de esterilização é feito com segurança e a garantia de que os materiais não oferecem riscos aos pacientes”, explica a Supervisora de Enfermagem do AME Santo André, Marina Macedo Daminato, que acrescenta: “Atingir esse nível de excelência demonstra a preocupação da Diretoria em reduzir as taxas de infecção hospitalar e em oferecer o que há de melhor e mais atual aos usuários SUS. Graças a essa filosofia, hoje somos referência no Estado na área de esterilização de materiais médico-hospitalares”.

Segundo o líder da equipe de Serviços Educacionais da 3M, André Cabral, a infecção hospitalar adquirida – aquela que poderia ser evitada – aumenta em até 7 dias a permanência do paciente na unidade de saúde quando contraída no sítio cirúrgico. O problema custa 4 bilhões de dólares aos cofres públicos dos Estados Unidos, que mantém programas de incentivo nos hospitais a fim de reduzir gastos a partir da prevenção. “Hoje a diminuição das taxas de infecção hospitalar no sítio cirúrgico deve ser vista como investimento e não como gasto”, afirmou Cabral, enaltecendo o trabalho do AME Santo André nesse sentido.

Na lista dos principais materiais esterilizados estão itens como umidificadores, inaladores, kits e caixas cirúrgicas, que acomodam dezenas de tipos de pinças, tesouras e bisturis, entre outras ferramentas de trabalho que necessitam de cuidados específicos antes do reuso.

Trabalho contínuo:

A busca pelo selo diamante começou em 2012, quando o Setor de Qualidade do AME Santo André, por meio da coordenadora Patrícia Gayo, buscou a plataforma 3M para padronização de condutas. A partir de então, a unidade iniciou a implantação do projeto, submetida periodicamente às avaliações da 3M em três níveis de complexidade.

A primeira fase contemplou adaptação de toda infraestrutura e adequação dos equipamentos necessários. O segundo passo conferido pela 3M foram os protocolos internos, técnicas aplicadas no trabalho e atividades realizadas. O último passo da avaliação consistiu na análise de registros, ou seja, dos documentos gerados pela equipe de enfermagem durante o processo – inclusive prontuários médicos –, garantindo que o trabalho estava ocorrendo de acordo com o planejamento.

O Superintendente da unidade, Dr. Wagner Boratto, considera o momento como “virada de página” do AME Santo André. “Estamos em plena reestruturação e a certificação pela 3M é uma marca dessa nova fase, na qual buscamos passar credibilidade à população nos serviços ofertados e na equipe de trabalho”, revela Boratto, que retornou em janeiro à Superintendência do AME após ter comandado o equipamento no primeiro semestre de 2012. “É emocionante ver o trabalho que iniciamos há um ano atingir seu objetivo principal. Vamos continuar incentivando ações de aperfeiçoamento e capacitação, pois essa também é a filosofia da Fundação do ABC. Hoje estamos reestruturando o AME, em busca de melhorar e otimizar o atendimento. A conquista do selo diamante é um exemplo claro desse trabalho. A partir dos protocolos implantados, reduzimos taxas de infecção e o tempo de permanência é menor, permitindo atender maior número de pacientes”, comemora o gestor.

Presente à entrega da certificação, o Presidente da Fundação do ABC Mauricio Mindrisz reforçou o apoio da entidade à educação continuada nas nossas-unidades. “Temos que buscar sempre a qualidade. Sei o quanto foi trabalhoso para a equipe do AME conseguir o selo diamante e esse empenho é fundamental. A FUABC vai continuar a apoiar esse tipo de iniciativa, pois trabalhamos com a saúde das pessoas e temos o dever de oferecer sempre o que há de melhor”, garantiu Mindrisz.

Além da entrega do selo diamante, a Supervisora de Enfermagem do AME Santo André, Marina Macedo Daminato, também recebeu certificado em esterilização hospitalar da 3M, juntamente com a enfermeira Loredana Vanessa Di Felice e as auxiliares Maria Ferreira Gomes e Esmeralda Soares Gomes de Brito.