AME Santo André inicia serviço de Oncologia

Publicado em: 08/09/2022

Unidade é uma das cinco selecionadas pelo Governo do Estado para dar início ao programa ‘AME Oncologia’

 

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André deu início em 5 de setembro a consultas médicas em Oncologia e aos tratamentos de quimioterapia para pacientes com câncer. Enquanto o antigo anfiteatro da unidade está passando por ampla reforma para receber um centro oncológico, os atendimentos estão centralizados em espaço próprio e adaptado, contando com 2 cadeiras para infusão de medicações, um consultório médico, um consultório de enfermagem e um consultório de farmácia, além de sanitário exclusivo.

Os pacientes são encaminhados pelo Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), equipamento de saúde referência em Oncologia para a região do ABC Paulista e também sob gestão da FUABC, cujas vagas são reguladas pela CROSS, a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde do Governo do Estado.

Inicialmente, o AME Santo André está realizando agendas às segundas e terças-feiras. Estão previstas 40 sessões de quimioterapia neste primeiro mês, com aumento gradativo. “Neste momento, todos os pacientes chegam via encaminhamento e com indicação de infusão de quimioterapia. Contudo, antes de iniciarmos as sessões, adotamos como protocolo obrigatório o atendimento multiprofissional em consultas com o médico oncologista do AME, com a equipe de enfermagem e também com a farmacêutica responsável”, detalha a diretora-geral da unidade, Marina Macedo Daminato.

Além das sessões de quimioterapia e consultas oncológicas, o AME Santo André seguirá realizando exames diagnósticos nas áreas de câncer de pele, próstata e colorretal.

AME ONCOLOGIA

O lançamento do programa estadual “AME Oncologia” ocorreu em 22 de junho no AME Barradas – unidade de referência na Zona Sul da Capital. Na oportunidade, foi anunciado que AMEs de todo o Estado passariam a oferecer diagnóstico e tratamento contra o câncer, sendo cinco unidades as primeiras a adotar a nova modalidade: Santo André, Taubaté, Itapetininga, Dracena e Mogi das Cruzes.

No Grande ABC, o AME Santo André passa a ser um braço de apoio do Hospital Estadual Mário Covas. Com a breve inauguração de um centro oncológico próprio, o AME ficará responsável pelo atendimento de novos pacientes com câncer da rede pública de saúde regional. Receberá casos de média e baixa complexidades para realização de terapias infusionais (quimioterapia), hormonioterapia, e também atenderá pacientes que necessitam de medicação via oral. O plano terapêutico e o envio dos medicamentos estão a cargo do HEMC.

Para receber o novo serviço, o AME-SA está adaptando sua estrutura. Estão em andamento reformas de salas de apoio e do auditório para a instalação de 10 poltronas infusionais. Sala de emergência, posto de enfermagem, sistema de ar-condicionado, rede de gases, farmácia e sanitários exclusivos também estão contemplados no projeto. Todas as adequações serão realizadas de acordo com as resoluções técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) relativas à oferta de terapias oncológicas.