Publicado em: 20/10/2023
Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André tem ampliado seus esforços no combate ao câncer de mama, especialmente durante o mês de conscientização e prevenção da doença. Este ano, a unidade celebra o primeiro Outubro Rosa desde a inauguração do Centro de Oncologia, em novembro de 2022, marcando uma nova etapa nos cuidados oncológicos na região.
Entre os dias 16 e 20 de outubro, o AME Santo André promove a “Semana Rosa” com a temática “Se toca mulher”. A programação inclui palestras educativas, entrega de lembrancinhas, vídeos sobre oficina de maquiagem e prevenção do câncer de mama, entre outras ações que visam informar e conscientizar a população. Além disso, todos os colaboradores da unidade, inclusive o público masculino, terão a oportunidade de realizar o exame de mamografia ao longo do mês.
Com o objetivo de proporcionar momentos de descontração, o AME promoveu um bingo durante as sessões de quimioterapia e distribuiu lenços em tons rosa para as pacientes. Este gesto, além de fortalecer a autoestima das mulheres, busca tornar o ambiente terapêutico mais acolhedor. Além disso, uma paciente da Oncologia fez doações de almofadas em formato de coração, demonstrando solidariedade e apoio às demais.
Outras ações programadas ao longo do mês são sessões de reik e aplicações de acupuntura sem agulha, painel interativo com exibição de fotos e homenagem às pacientes com câncer de mama. As atividades contam com apoio da Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André, conhecida como “Rosinhas”.
A diretora-geral da unidade, Dra. Maria Odila Gomes Douglas, enfatiza: “Estamos empenhados em divulgar informações sobre a prevenção da doença e em oferecer a melhor assistência às nossas pacientes. O Outubro Rosa é um mês de reflexão, mas nosso compromisso com a saúde da mulher é diário”.
O movimento Outubro Rosa, criado na década de 1990, visa compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, contribuindo para a redução da incidência e mortalidade pela doença. Quando diagnosticado em estágios iniciais, as chances de cura do câncer de mama podem superar 95%. Portanto, ações como as realizadas pelo AME Santo André são fundamentais para informar, prevenir e cuidar da saúde da mulher.
Para registrar os esforços deste ano, no dia 27 de outubro, todos funcionários vestirão a cor rosa e farão uma foto oficial em frente à unidade.
REFERÊNCIA
O AME Santo André deu início em 5 de setembro de 2022 às consultas médicas em Oncologia e aos tratamentos de quimioterapia para pacientes com câncer, enquanto o antigo anfiteatro da unidade passava por ampla reforma para se tornar o atual Centro Oncológico – inaugurado oficialmente em 25 de novembro do mesmo ano.
O Centro Oncológico do AME Santo André conta com 10 boxes com poltronas, sala de emergência, farmácia, consultório médico, consultório multiprofissional e posto de enfermagem, além de sistema de ar-condicionado, rede de gases, recepção e banheiros exclusivos. A capacidade operacional é de aproximadamente 520 infusões mensais.
Os atendimentos no AME-SA ocorrem nas áreas de câncer de mama, colorretal e próstata, englobando sessões de quimioterapia, consultas oncológicas e exames. A unidade é um braço de apoio do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) – equipamento de saúde referência em Oncologia para a região do ABC Paulista, também sob gestão da FUABC. Os pacientes são encaminhados pelo Hospital, cujas vagas são reguladas pela SIRESP – Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.
O AME-SA recebe casos de média e baixa complexidades para realização de terapias infusionais (quimioterapia). O plano terapêutico e o envio dos medicamentos estão a cargo do HEMC.