AME Santo André promove 4ª Semana de Enfermagem

Publicado em: 25/07/2014

A equipe de Enfermagem do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André organizou entre 12 e 17 de maio a Semana de Enfermagem, que contou com diversas palestras e atividades de interação, além de gincana que se estendeu até 14 de junho. A abertura foi marcada por palestra sobre liderança, ministrada pelo superintendente da unidade, Dr. Wagner Boratto.

Durante toda a semana os funcionários participaram de maratona de palestras com temas variados, entre os quais “Endoscopia x prática da enfermagem” e “A importância da enfermagem na colonoscopia”, comandada pela proctologista da Faculdade de Medicina do ABC, Dra. Sandra Boratto. Os colaboradores também puderam assistir aulas de atualização em punção venosa periférica e em parada cardiorrespiratória (PCR), além de palestra motivacional com Soraia Farah Colombini. O encerramento das atividades contou com jantar para os participantes. “Procuramos propor temas que envolvessem a rotina dos colaboradores, em busca de aprimorar o atendimento”, relata Marina Daminato, coordenadora de Enfermagem.

Gincana social

Composta por 42 profissionais, a equipe de Enfermagem do AME Santo André foi dividida em três times para gincana social realizada em três etapas. A primeira e segunda fases consistiram na arrecadação de agasalhos e alimentos. Na terceira, os enfermeiros desenvolveram ação social em favor da comunidade. Umas das equipes optou por doar sangue no Hospital Estadual Mário Covas, outra serviu jantar para moradores de rua na casa de apoio “A Casa Amarela”, em Santo André. A terceira doou cestas básicas a um albergue noturno para pessoas em situação de rua em Santo André. Os agasalhos e alimentos arrecadados também serão doados para essas instituições.

Todas as etapas contabilizavam pontos para os times. Houve empate técnico entre as equipes “Fênix” e “EnferMais”. Segundo a coordenadora de Enfermagem, Marina Daminato, todos se envolveram e demonstraram alegria em participar das ações sociais. “Foi o reconhecimento da equipe como parte essencial dentro de uma instituição de saúde. Sentiram-se acalentados e importantes com uma semana dedicada a eles. Além disso, também aprenderam a importância do trabalho em equipe, do trabalho de formiguinha, que é feito aos poucos”, resume.