Publicado em: 06/09/2023
O Ambulatório Médico de Especialidades de Santo André (AME-SA) acaba de receber a doação de 100 livros da empresa social Ciranda do Saber. Os materiais passam a integrar o projeto “Adote seu livro: doação não tem devolução”. Trata-se de iniciativa de humanização e incentivo à leitura, em que os pacientes do Centro de Oncologia e respectivos acompanhantes podem consultar uma pequena biblioteca instalada no local de atendimento.
“Iniciamos o projeto neste ano e os resultados têm sido muito bons. Caso o usuário goste do livro, ele pode levar para casa sem custo e sem a necessidade de devolução. É um presente do AME-SA, que conseguimos viabilizar graças a esse tipo de parceria”, informa a diretora-geral do AME-SA, Dra. Maria Odila Gomes Douglas.
A entrega dos livros pela Ciranda do Saber ocorreu em 30 de agosto. Em maio, o AME-SA já havia recebido importante doação feita pela Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André (AVSSA), que possibilitou impulsionar o projeto Adote seu Livro. Na ocasião, a AVSSA, também conhecida como “Rosinhas”, iniciou o trabalho de voluntariado na unidade, com benefício direto aos pacientes e acompanhantes atendidos.
ONCOLOGIA
O Centro Oncológico do Ambulatório Médico de Especialidades de Santo André foi inaugurado em novembro de 2022, com capacidade operacional para mais de 6,2 mil sessões de infusão (quimioterapia) e 18 mil consultas médicas e não médicas por ano. Estão disponíveis 10 boxes com poltronas, sala de emergência, farmácia, consultório médico, consultório multiprofissional e posto de enfermagem, além de sistema de ar-condicionado, rede de gases, recepção e banheiros exclusivos.
O AME-SA recebe casos de média e baixa complexidades e os atendimentos no local ocorrem nas áreas de câncer de mama, colorretal e próstata, englobando sessões de quimioterapia, consultas oncológicas e exames. A unidade funciona como braço de apoio do Hospital Estadual Mário Covas – equipamento de saúde referência em Oncologia para a região do ABC Paulista, também sob gestão da FUABC. Os pacientes são encaminhados ao AME pelo Hospital, juntamente com o plano terapêutico e o envio dos medicamentos. As vagas são reguladas pelo Governo do Estado.