AME Sorocaba intensifica ações no Novembro Azul para prevenção do câncer de próstata

Publicado em: 08/11/2023

Campanha foca na conscientização e amplia acesso a exames e consultas especializadas

 

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba lança sua campanha Novembro Azul com o principal objetivo de alertar homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Administrada por meio de parceria estratégica entre o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação do ABC, a unidade busca promover a conscientização, incentivando a realização de exames de rotina, como o PSA (antígeno prostático específico), e a adoção de um estilo de vida saudável para reduzir os fatores de risco.

Durante o mês de novembro, o AME Sorocaba ampliará seu atendimento aos sábados, dentro do Programa Estadual “Filho que Ama Leva o Pai ao AME,” que disponibiliza serviços de cardiologia e urologia, assim como exames laboratoriais. Essa medida torna os serviços de saúde mais acessíveis, especialmente para aqueles com horários de trabalho restritivos durante a semana. Além disso, haverá aumento na oferta de atendimento com a equipe de enfermagem para triagem de pacientes que precisam realizar biópsias de próstata.

O AME Sorocaba realiza, em média, 590 consultas mensais com médico urologista, além de 115 exames de toque retal. “Ampliaremos os serviços voltados ao público masculino ao longo do mês, reforçando a importância da prevenção. Teremos acréscimo de 15% nas consultas de Enfermagem em Saúde do Homem e solicitação de exames PSA, por exemplo. Além disso, a estimativa é de que aumentemos em 20% os exames de toque retal”, calcula a diretora-geral da unidade, Kely Schettini.

Também estão programadas palestras e sessões de orientação sobre saúde do homem, conduzidas pela equipe de Matriciamento. As iniciativas visam educar e informar os pacientes sobre a importância da prevenção e os métodos de diagnóstico do câncer de próstata.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Como recomendação para o rastreamento, o homem deve frequentar o consultório do urologista anualmente a partir dos 50 anos. Pacientes de raça negra, obesos e homens com histórico familiar de câncer de próstata devem iniciar aos 45 anos.

Felizmente, trata-se de um câncer que, quando identificado de maneira precoce, apresenta taxas de cura extremamente elevadas. De cada 10 homens com diagnóstico da doença em fase inicial, nove chegarão à cura – ou seja, índice de 90%. Por isso a importância de procurar pela doença antes que se manifeste clinicamente.

A melhor forma de detectar precocemente o câncer de próstata é associando a dosagem do PSA no sangue com o exame de próstata, também conhecido como toque retal. É importante realizar os dois exames, pois cerca de 15% dos tumores malignos da próstata não produzem quantidade elevada de PSA, sendo suspeitos exclusivamente pelas alterações observadas no toque retal.

O Novembro Azul no AME Sorocaba é uma oportunidade importante para ampliação do cuidado com a saúde masculina, com acesso facilitado a exames e consultas que podem salvar vidas. A campanha reforça a mensagem de que a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores armas contra o câncer de próstata.