AMEs da Fundação do ABC estão entre os melhores do Estado

Publicado em: 10/03/2017

AME Santo André

Pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) do Governo do Estado têm altos índices de aprovação dos pacientes e usuários. A média geral das mais de 50 unidades de todo o Estado em 2016 foi de 96,7% de aprovação. As três unidades administradas pela Fundação do ABC estão entre as mais bem avaliadas. Em Mauá, a satisfação apurada no período foi de 98%. Em Praia Grande chegou a 97,6% e, em Santo André, foi de 96,3%.

A média dos AMEs da FUABC foi de 97,3%, ou seja, acima do índice geral de aprovação apurado pelo Estado. A pesquisa avaliou seis quesitos: espaço físico, atendimento da recepção, atendimento da equipe médica e da equipe de enfermagem, atendimento de outros profissionais e ambulatório. Os números divulgados correspondem ao ano de 2016 e foram coletados junto aos pacientes e usuários das unidades.

“Saúde se mantém com investimento, infraestrutura de qualidade e um time de profissionais comprometido e sensível às necessidades dos pacientes. Essa equipe me orgulha”, elogiou o governador Geraldo Alckmin.

AME Mauá

SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS

A pesquisa apontou ainda que os AMEs de Atibaia e São João da Boa Vista receberam as melhores avaliações entre os usuários, com índice geral de 100% de aprovação, seguidos dos os AMEs Clínico e Cirúrgico de Barretos, Ituverava e Tupã, com 99,9%. Os índices superiores a 99% são verificados em 1/3 do total de AMEs espalhados pelo território paulista.

Os AMEs são unidades estaduais de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas com médicos em diferentes especialidades, consultas não-médicas em áreas como fisioterapia e fonoaudiologia, exames de apoio diagnóstico e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes.

AME Praia Grande

O novo modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo. Desde 2011 foram instaladas 19 novas unidades. Agora a Secretaria Estadual de Saúde está empenhada na transformação de todas as unidades em “AMEs Mais”, com cirurgias de média complexidade e internação no regime de Hospital Dia. Das 55 unidades, 35 já realizam pequenas e médias cirurgias. “Os AMEs foram criados para atender de forma rápida e eficaz casos de média complexidade, promovendo diagnóstico precoce, tratamento cirúrgico ou terapêutico a pacientes que não precisam de internação hospitalar ou atendimento de urgência”, explicou o governador.

Os AMEs recebem pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. O agendamento das consultas é feito pelos próprios postos de saúde, mediante sistema informatizado da Secretaria.