Publicado em: 10/12/2025

Foto: Gabriela Gonçalves/PMSCS
A ampliação da oferta de atendimentos para mais 6,4 mil consultas por mês em 14 especialidades já traz resultados extremamente positivos aos pacientes de São Caetano do Sul. Implantada em junho, dentro do Programa Cuidar Bem + Saúde, a estratégia já fez zerar a fila de espera na Neuropediatria, na Cardiologia e na Gastroenterologia.
A espera por consultas em Neuropediatria em São Caetano do Sul, que chegou a ser de 14 meses em 2024, agora caiu para menos de uma semana. Isso porque a Prefeitura ampliou os atendimentos e zerou a fila de pacientes na especialidade.
Em junho, o CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial) iniciou a estratégia de conferir mais celeridade aos atendimentos dos pacientes, oferecendo consultas também aos sábados. Na ocasião havia 1.150 pacientes na fila de espera.
Para a ampliação dos atendimentos foram contratados mais neurologistas. Além disso, fluxos foram reorganizados e implantados novos protocolos. E, em apenas seis meses, a fila zerou.
“Assumimos o compromisso de tornar os atendimentos de Saúde mais ágeis, resolutivos e eficientes. E já conseguimos este grande resultado na Neuropediatria. Vamos seguir trabalhando para reduzir o tempo de espera em todas as especialidades”, afirma o prefeito.
Foram atendidos pacientes com suspeita ou diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), deficiência intelectual e outras condições neurológicas e do neurodesenvolvimento.
A secretária municipal de Saúde destaca os esforços da gestão para garantir diagnóstico precoce, cuidado integral e acompanhamento contínuo às crianças com necessidades específicas de saúde. “Estamos cumprindo o objetivo de ampliar o acesso à avaliação e ao acompanhamento especializado.”
“Reforçamos o nosso compromisso com a qualificação, a inclusão e a equidade dos atendimentos”, ressalta a coordenadora do CTNEN, Evelyn Seraphim, destacando o apoio de toda a equipe, da secretária e do prefeito para o resultado alcançado.
MAIS FILA ZERO
A ampliação da oferta de atendimentos também acabou com as filas na Cardiologia e na Gastroenterologia. Segundo a Prefeitura, antes da iniciativa, pacientes que buscavam atendimento com médicos especialistas do sistema cardiovascular esperavam seis meses por uma consulta. Já com relação aos que precisavam de atendimento com especialistas do aparelho digestivo, a espera era de cinco meses.
Sem filas, agora o atendimento é realizado em poucos dias, respeitando o fluxo de encaminhamento e agendamento. “Assumimos a responsabilidade de melhorar a agilidade, resolução e eficiência nos atendimentos de Saúde. Já alcançamos importantes avanços nesse sentido, e continuaremos nosso esforço para diminuir o tempo de espera em todas as especialidades”, afirma o prefeito Tite Campanella.
Já na Dermatologia, a espera de seis meses caiu para menos de um mês, com uma redução de 97% da fila. No panorama geral das 14 especialidades inseridas na estratégia e oferecidas no Atende Fácil Saúde, o número de pacientes aguardando consultas com especialistas caiu 55%: de 16.015 em junho para 7.195 em dezembro.
Além disso, a fila de espera de retorno na Telemedicina foi reduzida em 83% (de 8.794 para 1.513). “O sistema era pouco resolutivo porque muitas vezes o médico encaminhava o paciente para outra consulta, presencial”, explica a secretária municipal de Saúde, Dra. Adriana Berringer, ao atestar a qualificação do cuidado e a humanização do atendimento.
Em junho, a Prefeitura aumentou a oferta de consultas médicas especializadas em mais 6,4 mil por mês, dentro do Programa Cuidar Bem + Saúde. Além da Neuropediatria, foram ampliados os atendimentos em Alergologia, Cardiologia, Cardiologia Pré-Operatória, Dermatologia, Dermatologia – Procedimentos, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia.