Aplicativo da FUABC sobre saúde e segurança do trabalho soma mais de 1.700 usuários

Publicado em: 20/08/2020

Um a cada cinco funcionários da Central de Convênios já conta com ferramenta, que disponibiliza conteúdo técnico ligado à Covid-19

 

“Com a informação ‘na palma da mão’, fica sem ela quem quer”, Janaína Lacerda, assistente técnica da Secretaria de Saúde de SBC – Foto: Arquivo pessoal

O aplicativo lançado em 26 de junho pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Central de Convênios (CC), maior unidade Mantida da Fundação do ABC, soma 1.722 usuários cadastrados em cerca de um mês e meio de utilização. O balanço compreende o período até 17 de agosto e o número representa 20% do total de funcionários da CC.

A ferramenta coloca as principais informações sobre saúde e segurança no bolso dos colaboradores. Por enquanto, o ‘APP’ é disponibilizado aos trabalhadores da CC nas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Itatiba, Santos e atualmente está sendo expandido para o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi. A ideia é implantar gradativamente nas demais unidades.

O objetivo é fornecer aos funcionários um compêndio sobre o tema saúde ocupacional de rápido acesso e uma ferramenta a mais para auxiliar a equipe do SESMT nos treinamentos rotineiros. Elaborado de forma fácil e didática, o aplicativo permite ao funcionário assistir a videoaulas sobre biossegurança; ergonomia; paramentação e desparamentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); lavagem das mãos; proteção respiratória; acesso aos contatos do SESMT; além de possibilitar a visualização do fluxo de acidentes de trabalho e fazer download das documentações para preenchimento. Uma biblioteca contendo cartilhas, apostilas, livros e os principais sites relacionados ao tema também está inserida no software para ampliar o conhecimento dos trabalhadores.

Outra forma de os colaboradores interagirem com a ferramenta é por meio da utilização dos quizzes (testes de conhecimento baseados nas videoaulas). Mais de 1.000 questionários já foram respondidos sobre assuntos como biossegurança, Covid-19, segurança com produtos químicos, atendimento pré-hospitalar e conhecimentos gerais de segurança do trabalho. O aplicativo tem auxiliado os funcionários em diversos tipos de consulta.

“Para mim foi extremante importante o acesso rápido a uma grande quantidade de informações sobre a pandemia, especialmente as notas técnicas emitidas pelos órgãos competentes. Todos os temas abordados no aplicativo são importantes, desde a parte educativa até os contatos com a equipe de Medicina do Trabalho. Recomendo muito. Com a informação ‘na palma da mão’, fica sem ela quem quer”, disse a assistente técnica da Secretaria de Saúde de São Bernardo, Janaína Lacerda.

“Não ocupa espaço, é bem simples de operar e a parte que eu mais gosto são os informes atualizados a respeito da pandemia. De 15 em 15 dias replico o site para download em todos os meus grupos de contatos”, disse o oficial administrativo do pronto-atendimento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Vila Euclides, em São Bernardo, Pedro da Silva.

O aplicativo está disponível para utilização nos sistemas operacionais Android e iOS e também pode ser baixado pelo computador. O funcionário que tiver interesse em obtê-lo deve solicitar o endereço de download ao gestor da unidade ou diretamente ao SESMT pelo telefone (11) 4993-5431.