Área de perícias de vínculo genético atende 335 famílias na Faculdade de Medicina do ABC

Publicado em: 30/09/2016

Levantamento realizado pela área de perícias de vínculo genético da Faculdade de Medicina do ABC contabilizou 335 famílias atendidas entre outubro de 2015 e julho deste ano na 14ª Unidade de Descentralização das Perícias de Vínculo Genético do Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (IMESC), que funciona no campus universitário, coordenada por equipe própria da FMABC. Em menos de um ano de parceria, mais de 1.000 pessoas já foram beneficiadas pelo serviço.

Equipe da FMABC responsável pela área de perícias de vínculo genético

Equipe da FMABC responsável pela área de perícias de vínculo genético

Em funcionamento na FMABC desde 2 de outubro de 2015, a unidade tem por objetivo favorecer toda a população do Grande ABC e de parte da Zona Leste de São Paulo, que até então tinha que se deslocar até a Barra Funda, na Capital paulista, para realizar coleta de DNA para exame de comprovação de paternidade. “O IMESC é considerado um dos maiores e mais modernos centros de investigação de paternidade do mundo e nos sentimos honrados em fazer parte dessa história. É um privilégio contribuir com a população, que tanto carece deste serviço, bem como colaborar com o Sistema Judiciário, dando celeridade aos processos que envolvem a investigação de vínculo genético”, considera a coordenadora da Unidade de Descentralização das Perícias de Vínculo Genético da FMABC, Marina Mendonça, que acrescenta: “Antes da instalação da unidade no campus da FMABC, a espera para realização do exame de paternidade era de 60 dias. Conseguimos diminuir esse tempo para 45 dias, que é o prazo mínimo para que o Judiciário consiga intimar as partes”.

A unidade na FMABC funciona sempre as sextas-feiras, no período da manhã. As solicitações de exame de DNA para comprovação de paternidade são encaminhadas à faculdade pelo IMESC, a partir das demandas do Judiciário. O público alvo são pessoas de baixa renda, que não podem pagar pelos exames. “Os atendimentos seguem relação encaminhada pelos juízes responsáveis pelos processos de investigação de paternidade. De maneira geral, atendemos cerca de 30 famílias por dia. Utilizamos cartões especiais fornecidos pelo IMESC para realização do procedimento, o que torna a coleta do material biológico menos traumática, sobretudo para as crianças”, explica Marina Mendonça.

A coleta do material genético é realizada por equipe própria da Medicina do ABC, em espaço no Centro de Pesquisas CEPES. “Os procedimentos judiciais para coleta de material genético são bastantes rígidos e devemos seguir todos os protocolos e metodologias pré-estabelecidas. Por essa razão, a equipe da faculdade passou por treinamento e certificação no IMESC antes de iniciar os trabalhos”, destaca Mendonça.

Vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, o Instituto de Medicina Social e Criminologia é considerado um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo. Além do serviço oferecido na Capital, também realiza mutirões de perícias no interior e mantém unidades de atendimento descentralizado para realização de exames de DNA.