Atendimentos no Hospital de Urgência de SBC aumentam 200% no 1º semestre deste ano

Publicado em: 09/09/2025

Foram quase 95 mil atendimentos entre janeiro e junho de 2025 (Divulgação / Foto: Igor Cotrim/PMSBC )

O Hospital de Urgência (HU) de São Bernardo registrou, no primeiro semestre de 2025, um aumento de 201% no número de atendimentos no comparativo ao mesmo período do ano passado. Em 2024, de janeiro a junho, foram realizados 31.482 atendimentos, número que saltou para 94.765 neste ano durante o intervalo equivalente. A abertura das portas do HU para demanda espontânea da população foi efetivada no primeiro dia da atual gestão, e esse aumento comprova a necessidade da mudança de modelo.

Anteriormente, o equipamento atendia apenas mediante encaminhamentos de outras unidades. O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou que a abertura das portas do Hospital de Urgência foi o primeiro passo para uma série de ações concretas que qualificaram o atendimento no equipamento, atualmente a principal referência de urgência e emergência da cidade. “Nós recompusemos as equipes e ampliamos a contratação de profissionais para dar conta deste aumento na demanda”, afirmou.

Foram realizadas também importantes melhorias estruturais, com investimento superior a R$ 1 milhão para construção de novas salas para uso das equipes administrativas do hospital, no primeiro andar da unidade. Com isso, foi liberado espaço no pavimento térreo para ampliar a área de atendimento de emergência. O acolhimento dos pacientes também foi qualificado, com a instalação de novas cadeiras, do tipo longarina, bem como de equipamentos de televisão.

ESPAÇO KIDS

A humanização do serviço também passa pelos cuidados com as crianças. Neste processo de modernização da unidade, um espaço foi reservado para receber o público infantil, que recebeu uma brinquedoteca para os pacientes de pediatria do Pronto-Socorro. O local conta com desenhos para colorir e televisão destinada a animações e programação de interesse das crianças.

O secretário adjunto de Saúde de São Bernardo, Romero Lima, explicou que desde a recepção até os andares dedicados à internação, as intervenções estruturais realizadas pela Prefeitura estão dando cara nova ao Hospital de Urgência. “Fizemos manutenção em todos os leitos, o que inclui a reforma de banheiros, com a instalação de revestimentos que melhoram processo de higienização dos ambientes. Novos revestimentos também estão sendo colocados nas paredes dos quartos para preservar a estrutura hospitalar”, frisou.

Os leitos de internação estão ganhando nova iluminação para otimizar o atendimento das equipes de enfermagem. “O que existia ali, em termos de iluminação, era insuficiente para a realização de procedimentos. Observamos e acolhemos essa e outras demandas dos profissionais para garantir a estrutura adequada ao trabalho”, detalhou o Romero.

REESTRUTURAÇÃO

A pintura interna de toda unidade faz parte do processo de revitalização do Hospital de Urgência, bem como o polimento do piso térreo e a sinalização das áreas de recepção, com diferenciação de cores para facilitar o acesso dos pacientes. Espaço de informações e orientações foi estruturado também para auxiliar os usuários do serviço.

Aspectos de segurança estão inseridos no projeto de modernização do HU. O controle de entrada e saída de funcionários foi reforçado com a ampliação do número de catracas – de dois para cinco equipamentos. “Um conjunto de ações para melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento prestado à população”, concluiu o secretário adjunto.