FUABC faz evento internacional sobre Avaliação de Transtornos Musculoesqueléticos

Publicado em: 21/06/2023

Professor da Escola Universitária de Relações Laborais de La Coruña, na Espanha, comandou evento dia 22/06

 

Equipe da FUABC na sala de videoconferência

A Fundação do ABC realizou nesta semana, 22 de junho, um evento internacional na área de transtornos musculoesqueléticos. Sob responsabilidade do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Central de Convênios-FUABC, a atividade teve início às 13h com palestra do doutor em Prevenção de Riscos Ocupacionais, Alberto Villarroya López, que também é professor da Escola Universitária de Relações Laborais de La Coruña, na Espanha, e técnico superior em Prevenção de Riscos Ocupacionais no Serviço Galego de Saúde Espanhol.

Inicialmente, a atividade seria direcionada somente para os engenheiros, médicos, enfermeiros e técnicos de segurança do trabalho dos SESMTs das unidades vinculadas à Fundação do ABC, que estiveram reunidos na Sala de Videoconferência do Centro Universitário FMABC para acompanhar a transmissão ao vivo e on-line da palestra. Contudo, a instituição passou a ser procurada por diversas entidades e profissionais ligados à Engenharia e Medicina do Trabalho, interessados em participar do evento internacional.

“Recebemos contatos de profissionais ligados ao Hospital das Clínicas de São Paulo, SindHosp, universidades, entre outras entidades, interessadas em participar da atividade. Também convidamos o Auditor Fiscal do Trabalho, Rodrigo Vieira Vaz, da Superintendência Regional do Trabalho, representante do governo nas questões relacionadas ao Programa de Gerenciamento de Riscos. Ficamos muito felizes com essa procura e atendemos a todos, pois nosso objetivo principal é disseminar conhecimento, promover a capacitação das equipes e fortalecer as medidas de prevenção dos riscos ocupacionais”, considera o engenheiro-chefe de Segurança do Trabalho da FUABC, Amaury Machi Junior.

A palestra do Dr. Alberto Villarroya López foi sobre “Transtornos Musculoesqueléticos em Profissionais da Saúde: Aplicação do Método de Avaliação de Risco MAPO – Mobilização da Assistência ao Paciente Hospitalizado”. O convidado apresentou sua pesquisa científica e a aplicação do método MAPO em profissionais de saúde do Hospital Universitário Lucus Augusti, em Lugo, na Espanha. O método ergonômico é utilizado para avaliação de riscos osteomusculares em profissionais de saúde que movimentam pacientes.