Avaliação objetiva da Medicina ABC será ampliada em 2015

Publicado em: 22/12/2014

A Faculdade de Medicina do ABC ampliará em 2015 sua Avaliação Prática Objetiva Estruturada – mais conhecida pela sigla OSCE (Objective Structured Clinical Examination). Trata-se de exame que permite a avaliação global de conhecimentos de alunos do 6º ano de Medicina, com enfoque nas habilidades cognitivas, técnicas e até mesmo afetivas. As atividades extrapolam a teoria, com abordagem de questões práticas e comportamentais divididas em estações que representam as cinco grandes áreas do internato: Pediatria, Cirurgia, Clínica Médica, Saúde Coletiva e Ginecologia/Obstetrícia. A partir de 2015, pela primeira vez, a avaliação também será aplicada aos estudantes de 5º ano.

“Com a novidade, utilizaremos os resultados do 5º ano para obter panorama do estudante, permitindo que haja melhora no enfoque do internato no ano seguinte”, explica o coordenador geral do OSCE e responsável pela estação de Cirurgia, Dr. Mario Faro.

Organização e logística à prova

Em 2014, o OSCE chegou à 6ª edição na FMABC. Realizado em 25 de outubro, o exame contou com participação de aproximadamente 100 estudantes, todos passando pelas cinco estações. “O aluno é colocado frente a uma situação e tem 10 minutos para agir. Cada estação conta com um observador, que são professores e médicos residentes da faculdade, que não interferem ou colaboram. Como o próprio nome sugere, eles observam as ações do aluno e conferem as condutas segundo check-list pré-determinado pelo professor coordenador da estação”, detalha Dr. Mario Faro, que acrescenta: “Utilizamos 50 salas de aula, cada uma com um professor observador. Na entrada das estações deixamos um descritivo do cenário, que é o resumo do que o aluno irá encontrar. No interior, um ou dois atores, que são alunos treinados de outros anos do curso médico, simulam queixas, sintomas e situações para a avaliação dos sextanistas”.

Além dos 50 professores observadores e de quase 80 alunos-atores, o OSCE 2014 envolveu mais 30 funcionários da FMABC na organização e logística, assim como outros 30 estudantes, responsáveis por orientar na transição entre estações e na contagem do tempo de avaliação. “O OSCE é um evento grande, muito importante na faculdade e que mobiliza muita gente. Esse é um momento de integração e colaboração entre diversos setores da FMABC, em benefício de nossos alunos”, afirma Dr. Mario Faro.

Para o coordenador geral do exame, além dos benefícios à formação dos alunos, o OSCE agrega valor à FMABC: “A Avaliação Prática Objetiva Estruturada mede o conhecimento dos estudantes segundo aspectos gerais da ação médica. Grandes escolas têm o OSCE incorporado ao sistema de avaliação. Além disso, muitas instituições utilizam o exame como segunda fase do concurso de residência médica. Dessa forma, além da devolutiva dos resultados aos nossos alunos, permitindo que conheçam virtudes e pontos a melhorar, a Medicina ABC também prepara os acadêmicos para que realizem exames de residência médica com conhecimento prévio, postura adequada e maior segurança”, finaliza Faro.