Balanço: Graduação da Medicina ABC cresce 118% em 8 anos

Publicado em: 19/01/2018

Em dois mandatos como diretor da FMABC, o cirurgião torácico Adilson Casemiro Pires levou a FMABC de um orçamento anual da ordem de R$ 30 milhões para atuais R$ 100 milhões

 

Em 2017, FMABC conquistou antigo sonho: se tornar Centro Universitário

Com quase 50 anos de tradição, a Faculdade de Medicina do ABC realizou um antigo sonho no final de 2017, quando foi aprovada como Centro Universitário. Conforme resultado emitido pelo Ministério da Educação (MEC), a FMABC obteve nota máxima 5 no processo de credenciamento.

O importante reconhecimento do MEC integra extensa lista de avanços obtidos ao longo dos últimos 8 anos, período em que o Dr. Adilson Casemiro Pires esteve à frente da Diretoria da faculdade. Sucessivas aprovações no exame anual do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, cursos estrelados no Guia do Estudante e notas máximas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o ENADE, estão entre os objetivos alcançados.

Ao lado do vice, Dr. Marco Akerman, Dr. Adilson assumiu em 2010 e deu início à modernização da gestão, com padrões e regras baseadas em processos administrativos. Graças à mudança, a instituição passou a ter melhor organização, agilidade e eficiência, o que permitiu duplicar a receita nos quatro primeiros anos. Para o segundo mandato, a gestão ganhou importante reforço, quando o Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca assumiu como vice-diretor.

Reequilíbrio econômico-financeiro, investimentos em infraestrutura e novos equipamentos, e abertura de novos cursos estão entre as principais realizações dos mandatos 2010-2013 e 2014-2017, responsáveis pelo amplo crescimento e desenvolvimento nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e assistência.

O diretor Dr. Adilson Casemiro Pires, ao lado do vice, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca

“Foi um grande desafio colocar a casa em ordem. O trabalho em equipe e a participação ativa dos colaboradores, dos alunos e dos docentes, foram primordiais para os resultados positivos. A implantação de uma gestão contemporânea, a criação do Núcleo Gestor e a contratação de profissionais com perfil empresarial marcaram o início da retomada do crescimento da faculdade”, considera Dr. Adilson Casemiro Pires.

 

GRADUAÇÃO

Na graduação, as estratégias de divulgação foram repensadas e o vestibular passou a ter caráter regional, com intensas campanhas de marketing e o início da parceria com a Fundação Santo André. Graças às mudanças, cursos com vagas remanescentes passaram a ter turmas completas.

Além disso, também houve expansão. Já no primeiro mandato foram abertas segundas turmas para as graduações de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia. Mais recentemente, a faculdade ganhou duas novas graduações: Tecnologia em Gestão Hospitalar, em 2014, e Tecnologia em Radiologia, em 2015.

No início dos trabalhos, em 2010, a faculdade contava com 1.397 alunos na graduação. Hoje são 3.044, ou seja, houve aumento de 118%.

 

ADMINISTRATIVO

No âmbito administrativo, os avanços são incontestáveis. Em 2010, a receita acadêmica representava cerca de 70% da receita total da faculdade, tornando a escola completamente dependente das mensalidades dos alunos e com muito pouco recurso para investimentos e novos projetos.

Foi iniciado trabalho de incentivo a novas parcerias e de busca ativa por oportunidades, que envolveu a ampliação da área de pesquisa clínica, assim como a prestação de serviços, as consultorias e assessorias na área da saúde. Outras novidades foram o início dos atendimentos no campus por meio de operadoras de saúde e o crescimento da Pós-graduação, com novas parcerias com instituições nacionais e internacionais.

Graças a essa diversificação de serviços, a instituição cresceu. Saiu de um orçamento anual da ordem de 30 milhões de reais em 2010 para atuais 100 milhões de reais, com a receita acadêmica passando a representar apenas 30% deste total.

O mesmo crescimento pode ser observado no quadro de Recursos Humanos, que duplicou o efetivo da faculdade, passando de 734 professores e funcionários registrados em 2009, para atuais 1.473 colaboradores.

 

PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

Todo esse progresso não seria possível sem a total reformulação implementada na Pós-graduação. O Stricto Sensu foi ampliado, enquanto o Lato Sensu foi completamente modificado, com reorganização de salas de aula, criação e reestruturação de cursos, qualificação dos docentes, implantação de novos processos e profissionalização da gestão.

Os resultados são excelentes. A partir de 2011, o Lato Sensu registrou total de 3.995 alunos matriculados. Já no Stricto Sensu, entre 2010 e 2017 foram titulados 144 novos mestres, 68 doutores e 12 pós-doutores.

Na iniciação científica, hoje são 100 alunos, frente a 62 registrados em 2013. Além disso, a Comissão de Residência Médica também teve grande destaque no período. A faculdade aumentou em 38% o número de residentes nos últimos 8 anos, que passou de 316 para 437 em 2017.

Outra conquista foi a abertura, em 2013, do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde – uma nova modalidade de ensino no campo da pós-graduação Lato Sensu, que passou a disponibilizar cursos nas áreas de Saúde do Idoso e de Atenção ao Câncer.

 

INVESTIMENTOS

Em 2016, inauguração do novo complexo poliesportivo da FMABC

Apesar das limitações financeiras, a atual gestão não abriu mão de investir na infraestrutura do campus. Destinou mais de 1,2 milhão de reais em recursos para melhorias dos espaços físicos, aquisição de equipamentos e materiais, além de formalizar parcerias que viabilizaram reformas importantes no campus universitário.

Entre os destaques, o andar térreo do Prédio Central foi ampliado e totalmente reformado. O espaço ganhou 12 novas salas de aula, com cerca de 45 lugares cada, todas mobiliadas e com ar condicionado. A faculdade também investiu em melhorias na ambiência e no parque tecnológico, com aquisição de mais de 400 computadores novos.

Em parceria com a Fundação do ABC, o campus universitário passou por grandes transformações. Uma nova portaria foi aberta no estacionamento, melhorando o fluxo de carros e permitindo à comunidade acadêmica evitar o trânsito da Av. do Conhecimento, com a opção de saída diretamente pela Av. Lauro Gomes. Também houve pavimentação do estacionamento, instalação de nova iluminação em todo o campus, pintura externa de todos os prédios, regularização de calçadas e reforma da sala de videoconferência.

O setor de Recursos Humanos da Fundação do ABC foi transferido do Prédio Central, abrindo espaço para a instalação da nova e moderna Secretaria Acadêmica.

Juntas, Faculdade, Fundação, Atlética e Associação dos Ex-Alunos entregaram o novo Complexo Poliesportivo Dr. Eric Roger Wroclawski, cujas instalações foram completamente reformadas, conforme demanda da comunidade acadêmica. Modernização da fachada, nova cobertura, pintura externa e interna, troca de pisos e da iluminação estão entre as benfeitorias. “Esse espaço de primeiro mundo teve papel fundamental para o avanço da área esportiva da faculdade, que culminou na conquista do tricampeonato da Intermed, uma grande vitória dos alunos de hoje, mas que foi comemorada por toda a comunidade acadêmica destes 48 anos da Medicina ABC”, garante Dr. Adilson Casemiro Pires.

 

EXTENSÃO

Iniciativa dos alunos, 14ª Feira de Saúde atendeu a cerca de 800 pacientes em São Caetano

A Diretoria da Faculdade de Medicina do ABC também teve olhar especial voltado à área de extensão. O apoio irrestrito à Comissão de Extensão, mais conhecida por COMEX, permitiu à área crescer e se desenvolver ao longo dos anos. Foram incontáveis os projetos, campanhas, missões e diversos outros trabalhos multidisciplinares envolvendo professores, alunos e comunidades.

Ações sociais e atendimentos em saúde junto a populações carentes da região do ABC e de outras localidades do país estão entre os principais destaques. Projeto Canudos, no sertão baiano, Projeto Rondon, em Minas Gerais, assim como ações em Gararu, no agreste do Sergipe, em Itapeva e Vargem, no interior de São Paulo, e em projeto junto a ribeirinhos do Rio Araguaia integraram os esforços.

Outros destaques da área são os mutirões de saúde para a população, o Projeto Sorrir é Viver, o contrato com o Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo para exames de paternidade, o atendimento às doenças raras, entre muitas outras iniciativas sociais.

Um exemplo importante é a Feira de Saúde, organizada pelos alunos da faculdade. Em 2017, já na 14ª edição, o mutirão atendeu a cerca de 800 pacientes em São Caetano.

ASSISTÊNCIA

No campo assistencial, o Ambulatório de Especialidades da Faculdade de Medicina do ABC é referência para as sete cidades da região do ABC. São mais de 30 especialidades à disposição das prefeituras parceiras, que encaminham os casos à faculdade a partir de suas redes básicas de saúde.

A exemplo das demais áreas da faculdade, o crescimento do ambulatório foi exponencial. As consultas, por exemplo, saltaram de 140 mil no ano de 2011 para atuais 164 mil. Já os exames registraram aumento de 590%, saindo de 150 mil para mais de 1 milhão ao ano. Também houve avanço no campo cirúrgico, que passou de 7.700 para 9.400 cirurgias anuais.