Barbeiro aposentado atualiza voluntários no “Irmã Dulce”

Publicado em: 08/03/2013

Para pacientes carentes que enfrentam processo de internação, o simples corte de cabelo e de barba pode elevar a autoestima e promover bem-estar. No Complexo de Saúde Irmã Dulce, essa é uma das ações do Grupo Feliz de voluntários junto aos pacientes carentes. Para aprimorar os cuidados estéticos masculinos, o barbeiro aposentado Pedro Prazeres ensinou a técnica de corte de barba e cabelo à máquina em oficina no anfiteatro.

O convite partiu dos voluntariados Joel Gerson Maia e João Carlos da Rocha – coordenadores do grupo. “Estou vendo que o pessoal aqui já tem habilidade”, elogiou Prazeres durante o treinamento em 25 de fevereiro último. “É uma ação importante. Como hospital público, atende pessoas carentes, pessoas em condição de morador de rua”.

No lugar da cadeira do salão, a cama. Para fazer barba e cuidar dos cabelos de pessoas doentes, que por vezes não conseguem se sentar, os voluntários precisam de habilidade e flexibilidade. Para o barbeiro aposentado, as dificuldades de postura não são obstáculos: “É possível. Uma questão de improviso”.

O voluntário João Carlos da Rocha, que realiza o trabalho junto aos pacientes do Pronto Socorro Central e do hospital, observa que o grupo é orientado para cumprir as normas e utiliza material descartável. Além disso, muitos se surpreendem com o serviço gratuito. “Quando a gente oferece o serviço, eles ficam receosos porque acham que é cobrado, mas quando entendem que é de graça, aceitam”, acrescenta.

Doações: O Rotary Club Novo Tempo de Praia Grande doou ao Complexo de Saúde Irmã Dulce três máquinas de cortar cabelo, três aparadores de barba, seis nécessaires, seis alicates de cortar unhas e dois espanadores de pelos. Também foram doados sete televisores LED 24 polegadas para uso dos pacientes.