Publicado em: 10/01/2014
Em decorrência do aumento populacional em função das festas de final de ano, o Hospital Bertioga – FUABC reforçou equipes e serviços para o atendimento de urgências. Entre o Natal e o Réveillon, o Pronto-Socorro tem acréscimo importante tanto no números de atendimentos quanto na gravidade dos casos. “Com os feriados, o que muda é o perfil do atendimento, pois aumentam os casos de acidentes de trânsito, afogamentos, traumas e fraturas”, diz o superintendente do Hospital Bertioga, Rogério Anhon Bigas.
Segundo o diretor técnico do hospital, Ricardo Antonio Galvanese, para reforçar o atendimento das urgências, o Pronto-Socorro contou com mais um clínico de plantão entre 26 de dezembro e 6 de janeiro. “O quadro completo conta com três clínicos, um ginecologista, dois pediatras, um cirurgião geral, um ortopedista e um cirurgião dentista. Além de mais um clínico, providenciamos mais um cirurgião geral. As equipes de enfermagem também atenderam completas, sendo suspensas folgas e férias durante o período”, detalha o diretor.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sob gestão da Fundação do ABC desde setembro de 2013, também contou com reforço. Segundo a coordenadora do SAMU, a enfermeira Ana Paula Martins, os chamados aumentam em até 25% nessa época, sendo que em novembro o serviço já realizara 518 atendimentos. “Disponibilizamos uma ambulância e equipe extras, a fim de não aumentarmos o tempo de espera nas ocorrências”, explica a enfermeira.
Adequações físicas
Adequações estruturais e revisão de fluxos de serviços também foram avaliados para o bom atendimento. Segundo o gerente de enfermagem, Ronaldo Soares, a sala de medicação intramuscular foi separada da sala de medicação intravenosa, a fim de descentralizar o atendimento do posto de enfermagem do Pronto-Socorro. “Com a nova sala, pudemos oferecer ao paciente mais conforto e, principalmente, privacidade”, acrescenta o gerente.
Outras medidas como adequação e manutenção de refrigeradores de ar estiveram na pauta dos reforços para o verão, a fim de garantir que os ambientes – principalmente no PS – estejam climatizados. Além disso, houve reformulação e capacitação das equipes de portaria, a fim de otimizar a atenção inicial e as informações aos pacientes.