Publicado em: 02/02/2024
A Secretaria de Saúde de Santo André e a Fundação do ABC entregaram em 24 de janeiro o caminhão do programa Saúde em Movimento, que tem como objetivo aproximar os serviços públicos dos munícipes. O veículo, equipado com dois consultórios médicos, vai rodar por toda cidade para promover qualidade de vida e conscientização da prevenção de doenças crônicas causadas pelo sedentarismo e alimentação inadequada, além de incentivar a população a passar em consultas médicas nas unidades de saúde.
A estreia do caminhão foi no estacionamento da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Luzita. Além de consultas com nutricionistas, a estrutura oferece serviços como bioimpedância, aulas de alongamento e dança, orientações posturais e prevenção de quedas, circuitos de atividades físicas, testes rápidos, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, vacinação, acolhimento médico e de enfermagem, além de pesagem do Bolsa Família e avaliação odontológica.
“Falamos da Saúde de Santo André com alegria, porque percebemos a evolução que conseguimos desde o início da nossa gestão. Sabemos que tem muita coisa para fazer, mas é claro que a situação melhorou e continua melhorando. O Saúde em Movimento vai agregar ainda mais a esse trabalho porque vai levar prevenção para lugares onde a unidade de saúde não alcança. É o poder público chegando com suas mãos, com sua estrutura onde as pessoas mais precisam”, destacou o prefeito Paulo Serra.
O caminhão do Saúde em Movimento está adesivado com a identificação do programa e vai estacionar em pontos estratégicos da cidade levando até a população profissionais como educadores físicos e nutricionistas, além de contar com o apoio da unidade de saúde mais próxima, que disponibilizará enfermeiros, técnicos e enfermagem e médicos.
“O programa chega em um momento importante da Saúde de Santo André. Garantimos o acesso aos serviços com a execução do Qualisaúde e agora vamos ampliar de 52 para 190 as equipes de estratégia da saúde da família, aquelas que visitam as casas das pessoas. Zeramos filas de consultas e exames, arrumando as estruturas das unidades, implantando o prontuário eletrônico e agora vamos fazer a busca ativa daquela pessoa que não vai até a unidade, mas a gente sabe que ela precisa do serviço de saúde”, ressaltou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.