Projeto “Cabem Mais Vidas” realiza ação de prevenção de câncer de próstata com ídolos do Corinthians

Publicado em: 24/11/2023

Campanha conscientizou sobre prevenção do câncer de próstata durante Novembro Azul

 

Dinei, Nilson, Fernando Korkes, Ataliba e Márcio durante ação de prevenção

O projeto “Cabem Mais Vidas”, do Centro Universitário FMABC, participou em 16 de novembro de uma ação de prevenção contra o câncer de próstata realizada com ex-atletas do Corinthians, no Parque São Jorge. A iniciativa foi promovida pelo instituto “Vencer o Câncer”, em parceria com o Núcleo de Responsabilidade Social do clube paulistano.

A ideia foi aproveitar a campanha Novembro Azul para realizar um bate-papo com os ex-jogadores e mostrar a importância de cuidar da saúde e realizar os exames que possam detectar a doença. Participaram da ação os ídolos corintianos Dinei, Nilson, Ataliba e Márcio. O “Cabem Mais Vidas” esteve representado no encontro pelo uro-oncologista Fernando Korkes, idealizador do projeto.

Durante a conversa, o médico esclareceu dúvidas e orientou os ex-atletas sobre hábitos saudáveis e as melhores maneiras de ficar atento e diminuir os riscos do câncer de próstata, que atualmente é o segundo tipo mais frequente de câncer no Brasil, com mais de 65 mil novas ocorrências por ano.

CABEM MAIS VIDAS

O projeto foi criado em 2018 com o intuito de desenvolver protocolos específicos para o atendimento multidisciplinar especializado em câncer, com foco no câncer de bexiga. Desde então, tem se mostrado como uma referência nacional no combate à doença. Logo nos três primeiros anos, o “Cabem” registrou um índice de 98% de sucesso em retirada de tumores.

Em 2023 o projeto vem alcançando novas conquistas, com a inauguração de seu primeiro espaço próprio, que conta com quatro consultórios e está localizado no Centro Universitário FMABC, em Santo André.

Também em novembro, o “Cabem” realizou seu primeiro procedimento de cistoscopia ambulatorial, procedimento endoscópico com tecnologia de ponta, que avalia o interior da bexiga e é utilizado em diversas situações, inclusive na detecção e acompanhamento de tumores no órgão.