Campanha contra o câncer de pele atende 129 pacientes no ABC

Publicado em: 22/12/2014

A Sociedade Brasileira de Dermatologia organizou em 29 de novembro, pelo 16º ano consecutivo, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, que no Grande ABC foi coordenada pela disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC. Ao todo, 129 pacientes da região compareçam ao mutirão, que teve como posto de atendimento o Instituto de Pele da FMABC, no próprio campus universitário. A população teve à disposição orientações e exames clínicos gratuitos, das 9h às 15h.

O câncer de pele é causado pelo efeito cumulativo da radiação solar e normalmente se manifesta em pessoas com idade mais elevada. Por esse motivo, é uma das doenças mais constantes no público acima de 50 anos. “É importante que as pessoas se conscientizem da necessidade de prevenção da doença e também que passem periodicamente por avaliação médica. A maioria dos casos de câncer de pele é fácil de tratar e curável. O importante é buscar o diagnóstico precoce para proporcionar melhor prognóstico”, explica a professora de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC, Dra. Cristina Laczynski, que coordena a campanha na região.

Cerca de 30 profissionais da FMABC estiveram envolvidos nos atendimentos, entre os quais dermatologistas, médicos residentes e alunos de Medicina membros da Lapac – Liga de Atendimento e Prevenção às Afecções Cutâneas.

No dia do mutirão foram 136 postos de atendimento distribuídos por todo o país. Cerca de 4 mil voluntários estiveram prontos para levar informação e realizar o diagnóstico a todos que compareceram.