Campanha do Agasalho do Hospital Nardini bate novo recorde de arrecadação

Publicado em: 15/08/2014

Com o slogan “Existe cura para o frio e você tem o remédio”, o Hospital Nardini de Mauá acaba de finalizar a edição 2014 da Campanha do Agasalho com saldo significativo. Na tarde de 12 de agosto, no auditório do hospital, foi anunciado o balanço final das doações: 3.478 peças arrecadadas em aproximadamente 45 dias. Estiveram presentes no evento a secretária de Saúde Célia Bortoletto, a representante da Secretaria de Cidadania e Ação Social Márcia Serafim, o superintendente do hospital Dr. Morris Pimenta e Souza e a presidente da Associação de Voluntários Calor Humano, Maria Bernadete Luna. A iniciativa é coordenada pelo hospital em parceria com a entidade, que atua há 23 anos no Nardini.

Com a colaboração da comunidade local, empresários e funcionários da Rede Municipal de Saúde, o volume de arrecadações superou todas as edições e praticamente triplicou em relação ao ano passado, quando a campanha rendeu 1.200 itens. Entre as principais peças doadas estão cobertores, casacos, calças e tênis. “Trabalhar no serviço de urgência não é fácil e transformar essa ação em algo sólido em retribuição à sociedade é encantador. Agradecemos o empenho dos voluntários e de toda equipe do hospital pelo nível de conscientização e o resultado alcançado”, frisou a secretária de Saúde Célia Bortoletto.

O salto nas doações entre as duas últimas edições é atribuído, entre outros fatores, à inédita expansão da campanha para a Rede Municipal de Saúde, que este ano participou abrigando pontos de coleta em cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde): Vila Assis, Vila Magini, Zaíra II, Jardim Flórida e Vila São João, além da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Assis.

Do total arrecadado, 2.188 peças foram encaminhadas – durante o mês de julho – para entidades beneficentes cadastradas na Secretaria de Cidadania e Ação Social, 890 serão destinadas para as quatro UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e outros 400 itens permanecem em estoque no hospital para suprir necessidades de pacientes e acompanhantes em situação de vulnerabilidade social. Todo o montante passou por triagem e foi embalado antes do destino final. “É muito gratificante ter a sensação de dever cumprido e perceber que a comunidade de Mauá, além de entender o papel do serviço voluntário, compreendeu que de alguma forma também pode cuidar daqueles que mais necessitam”, disse Maria Bernadete Luna.

VOLUNTARIADO

O Grupo Voluntário Calor Humano atua há 23 anos no Nardini e presta atendimento gratuito aos usuários do hospital. Além de oferecer palavras de acolhimento e incentivo para pacientes e familiares, é responsável por angariar diversas doações como enxovais, roupas, agasalhos, chinelos, utensílios domésticos e de higiene pessoal para usuários e acompanhantes.