Publicado em: 10/11/2023
Com apoio da Fundação do ABC, a Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta semana, na Casa da Gestante, um encontro de prematuros celebrando o Novembro Roxo, mês de sensibilização da prematuridade.
A coordenadora da Casa da Gestante, Márcia Ferreira, organizou uma festa para as crianças, envolvendo 20 mães de prematuros, que puderam compartilhar histórias e trocar experiências. “Hoje é dia para falar de sentimentos, relembrar os momentos de UTI e levar informações para muitas mães de prematuros que precisam de apoio”, destacou Márcia.
Ironeide Custódio Viana, que deu à luz a Maya, com 31 semanas de gestação, dia 19 de setembro, acrescenta: “Eu agradeço todo apoio que recebi. Há 15 dias deixamos a UTI depois de 35 dias de internação. Hoje é a terceira vez que venho à Casa da Gestante e estou recebendo todo suporte. Já conhecia o atendimento, pois tenho uma filha de oito anos que precisou de suporte para amamentação. O serviço é excelente”, afirmou.
Já Maebi Valle comemora pela quinta vez ao lado de tantas mães de prematuros. Ela é mãe de Fernanda, de 5 anos. “Tive todo o suporte aqui na casa da Gestante, desde apoio psicológico a pediatra e nutrição. Eles sempre tiveram cuidado com o peso da minha filha, medicações, ela saiu do hospital tomando 9 tipos de medicações e fez todo desmame com acompanhamento da equipe. Aos poucos teve alta do cardiologista, neurologista e pneumologista. Sou muito grata a tudo que vivemos aqui”, destacou.
O evento na Casa da Gestante ocorreu no dia 9 em razão do Dia Mundial da Prematuridade, reconhecido oficialmente em 17 de novembro, com o objetivo de dar visibilidade a esse problema, sensibilizar sobre as necessidades e direitos dos bebês prematuros e das suas famílias, conscientizar sobre a importância da vivência e do cuidado de qualidade do sistema de saúde e, assim, avançar em políticas que garantam os direitos plenos dos bebês e das famílias.
A Casa da Gestante realiza mensalmente cerca de 350 consultas neonatais (bebês prematuros de até 2 anos) e 1,2 mil procedimentos que incluem puericultura, coto umbilical, ordenha, hospital dia e freio labial. Conta com uma sala ampla de convivência e espaço infantil, consultórios, sala de amamentação, espaço para hospital dia, copa para mães e funcionários, além de salas de espera e para atendimento da equipe multiprofissional.