Central de Convênios inicia treinamentos em Biossegurança

Publicado em: 10/05/2013

Paralelamente às capacitações em combate a princípio de incêndio iniciadas em março, o Departamento de Engenharia de Segurança do Trabalho da Central de Convênios – FUABC acaba de implantar treinamentos com foco em Biossegurança. A bibliografia utilizada baseia-se em normatizações da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério do Trabalho e Emprego (Norma Regulamentadora nº 32).

Os treinamentos ocorrem “in loco”, nas próprias unidades de saúde parceiras da Central de Convênios, entre as quais UPAs (Unidade de Pronto-Atendimento), UBSs (Unidade Básica de Saúde), PID (Programa de Internação Domiciliar), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e PAs (Pronto-Atendimento). O agendamento é realizado pelo gestor do local durante visita do técnico de segurança do trabalho. Entre os principais temas abordados estão “Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos” e “Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes”.

“As unidades de saúde apresentam diversos riscos à saúde dos trabalhadores e um exemplo bastante peculiar é o acidente com material biológico. O treinamento visa a conscientizar os colaboradores a respeito desses riscos, assim como sobre os métodos de prevenção”, ressalta o engenheiro de segurança do trabalho, Amaury Machi Junior.

Combate a Incêndios

Em março, a Engenharia de Segurança do Trabalho da Central de Convênios já havia iniciado série de treinamentos sobre noções de combate a incêndio nas unidades de saúde parceiras. O trabalho começa com visita do técnico de segurança do trabalho à unidade, que realiza levantamento de risco do local para posterior elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. Quando o documento é finalizado, o profissional da Central de Convênios agenda data com a gerência local para retornar e dar início à capacitação.

O objetivo é treinar os funcionários de cada unidade para a classificação dos tipos de incêndio e dos extintores adequados, assim como para situações de risco, planos de evacuação de área, entre outras informações. “Caso ocorra um princípio de incêndio, nossos funcionários estarão capacitados a intervir e controlar, preservando vidas de colaboradores e evitando que o fogo destrua a unidade de saúde”, acrescenta Amaury Machi Júnior.