Publicado em: 05/02/2026

O Centro de Imunização de São Caetano do Sul, vinculado ao Complexo de Saúde de São Caetano do Sul (CSSCS) — gerenciado pela Fundação do ABC — promove até o dia 7 de fevereiro a Campanha de Multivacinação. A ação tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação da população e ampliar as coberturas vacinais. Coordenada pela Prefeitura em parceria com o CSSCS, a iniciativa disponibiliza todas as vacinas previstas no calendário oficial. No Dia D, em 7 de fevereiro, haverá intensificação da imunização contra sarampo e febre amarela.
De acordo com a gerente de Enfermagem do Centro de Imunização de São Caetano do Sul, Thamires Jacobina, a campanha é fundamental diante da circulação dessas doenças no país e da queda nos índices de imunização. “As doenças não foram erradicadas. Ainda existem períodos sazonais em que elas circulam no país, por isso é importante manter sempre as coberturas vacinais altas”, explicou.
A intensificação da campanha tem como foco principal a atualização da caderneta de vacinação, especialmente para recuperar coberturas vacinais consideradas abaixo do ideal. “A intensificação é justamente para a atualização da caderneta de vacinação e para recuperar nossas coberturas vacinais”, reforçou a gerente.
“São doenças extremamente graves, principalmente para a população de risco, como crianças menores de dois anos, idosos e outros públicos vulneráveis”, completou Thamires.
Para participar da campanha, a orientação é que a população compareça às unidades de vacinação levando documento com foto e a caderneta de vacinação. Caso o cidadão não possua o cartão, o histórico vacinal pode ser recuperado no sistema do Ministério da Saúde. “Mesmo sem o cartão, conseguimos resgatar o histórico vacinal pelo sistema”, explicou.
A Campanha de Multivacinação reforça o compromisso da Fundação do ABC e o município de São Caetano do Sul com a prevenção de doenças, a proteção da saúde coletiva e a ampliação do acesso da população às vacinas do calendário oficial.