Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário adota consultas médicas via telemedicina

Publicado em: 18/06/2021

Projeto piloto em presídios tem usado a tecnologia para fornecer atendimento médico na pandemia

 

Desde o início do projeto, já foram feitos mais de 100 teleatendimentos

O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, gerido pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, conta desde março com projeto piloto de telemedicina. Hoje, os privados de liberdade custodiados atendidos presencialmente na unidade, localizada na Capital, passaram a ter as consultas de retorno também agendadas em formato on-line, como determina a legislação brasileira.

Desde o início do projeto, já foram feitos mais de 100 teleatendimentos e outros 37 deverão ser realizados até o final deste mês em várias especialidades, como Cardiologia, Clínica Médica, Ginecologia, Dermatologia, Infectologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Torácica, Psiquiatria e Urologia. Em junho, o CHSP está ofertando 157 vagas de consultas de retorno pela modalidade, além da oferta de atendimentos presenciais.

Além de dar agilidade ao atendimento dos custodiados, o sistema de teleconsultas contribui para a continuidade do cuidado e economia de recursos, uma vez que evita o deslocamento dos privados de liberdade até o CHSP, que envolve a necessidade de escolta armada e uma complexa logística. Outras vantagens são de viabilizar a renovação de prescrições médicas e otimizar o fluxo de atendimento no ambulatório. Os agendamentos continuarão sendo realizados na medida em que são abertas as vagas.

“Podemos avaliar que, com a menor demanda por consultas presenciais, é possível realizar a otimização das horas médicas, permitindo melhor aproveitamento das vagas disponíveis, uma vez que o absenteísmo para esta modalidade de consulta tende a ser muito baixo. É uma excelente oportunidade para as 178 unidades prisionais otimizarem a assistência à saúde de maneira mais flexível, mais simples em termos de logística e conveniente para os pacientes e para a Secretaria de Administração Penitenciária”, explica a gerente de processos do CHSP, Elaine Cristina dos Santos.