Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário implantará Comissão de Bioética

Publicado em: 02/04/2015

O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP) está prestes a implantar sua Comissão de Bioética – grupo multiprofissional que se reúne periodicamente para discussão de temas delicados e que requerem conhecimento específico para melhor abordagem. Atualmente os trabalhos estão focados no treinamento e capacitação dos futuros membros. Esta será a quinta comissão do gênero dentro das unidades administradas pela Fundação do ABC – organização responsável pela gestão do CHSP desde novembro de 2014.

A Bioética é a área do conhecimento voltada à reflexão e discussão de valores relacionados à vida e à saúde humana. A fim de debater o tema em diversas frentes, muitos hospitais e centros de saúde mantêm comissões de bioética, que se reúnem para discussões sobre questões éticas relacionadas à vida e à morte, como em casos de recém-nascidos com malformações incompatíveis com a vida, bebês sem prognóstico, pacientes que, por princípios religiosos, não autorizam transfusões de sangue e derivados, pacientes com doenças terminais, aplicação de cuidados paliativos e doação de órgãos, assim como a respeito do comportamento das equipes de atendimento frente aos familiares. No ambiente da bioética também são tratadas questões como fertilização in vitro, aborto, clonagem, eutanásia e transgênicos.

O primeiro encontro no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário ocorreu em 19 de fevereiro com participação de cerca de 25 funcionários e visita técnica à unidade. No dia 26 do mesmo mês houve reunião com membros da Diretoria. O próximo compromisso está agendado para 7 de abril, quando será discutido o regulamento interno da comissão e ministrada palestra com noções sobre “Ortotanásia, eutanásia, distanásia e mistanásia”.

“Temos discutido com médicos, equipes de enfermagem, psicologia e demais profissionais da unidade a importância do cuidado e da sensibilidade ao comunicar casos graves, por exemplo, ou mesmo óbitos de pacientes. Os funcionários devem estar preparados para situações como essas, sabendo abordar o assunto de maneira correta com os familiares, com sensibilidade, apoiando e minimizando o impacto da notícia”, explica o consultor em Humanização e Bioética da Fundação do ABC, Dr. Drauzio Viegas.

Além da Comissão de Bioética no CHSP, a Fundação do ABC também desenvolve o trabalho no Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo, Hospital da Mulher de Santo André, Hospital Estadual Mário Covas e o Complexo Hospitalar de São Caetano. A partir deste 2015, a consultoria em Humanização e Bioética passa a operar em parceria com a recém-criada Diretoria Executiva de Qualidade, com planos de implantação das ações em todas as unidades gerenciadas pela FUABC.