Centro Hospitalar é o segundo da região a ter ressonância magnética

Publicado em: 12/07/2013

Com 16 toneladas, operação para descarregar equipamento do caminhão e levar para dentro do CHM durou cerca de 12 horas

O Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHM) é o primeiro entre as unidades municipais e o segundo hospital público do Grande ABC a ter aparelho de ressonância magnética. Com capacidade para realização de até 50 exames de alta resolução por dia, o equipamento começou a ser instalado no Centro Diagnóstico e deve entrar em operação neste julho.

Apenas o Hospital Estadual Mário Covas de Santo André, unidade de atendimento de casos de alta complexidade, possui o aparelho. “Nas sete cidades do Grande ABC, o CHM será o primeiro a oferecer gratuitamente exames de ressonância magnética aos pacientes”, afirmou o secretário de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte. As administrações públicas geralmente terceirizam o serviço com laboratórios e entidades. No município, a parceria se dá com a Casa da Esperança, entidade filantrópica que presta atendimento de consultas médicas em várias especialidades e exames às pessoas menos favorecidas financeiramente.

Segundo o diretor do CHM, José Antônio Souto Tiveron, a ressonância magnética é exame de alta resolução e consegue captar alterações muito pequenas nos órgãos examinados, tais como tumores e alterações músculo esqueléticas. O equipamento é utilizado por várias especialidades médicas, entre as quais a neurocirurgia e a ortopedia, que são oferecidas no hospital municipal – conhecido por ser equipamento público de porta aberta para casos de urgência e emergência.

Logística e instalação: O processo de instalação do equipamento passa pela fase de blindagem da sala, com a colocação da chamada gaiola, que tecnicamente seria espécie de isolamento magnético. O aparelho fica no Centro Diagnóstico do CHM, localizado no subsolo. O espaço físico foi submetido a rebaixamento de cerca de 50 centímetros de concreto para suportar o peso do aparelho – 16 toneladas.

Foi exatamente por conta do tamanho e peso que a entrega do aparelho em 9 de junho demandou estratégia logística, que incluiu uso de guindaste e trilhos. “É uma operação muito delicada de descarga do caminhão e que não pode ter nenhum tipo de acidente”, explicou Marcio Moura, diretor da empresa que venceu o processo licitatório para prestar serviços de Diagnóstico por Imagem para a Secretaria de Saúde. Os trabalhos, desde içar até locomover o equipamento para dentro do hospital, levaram em torno de 12 horas para conclusão.

Segundo Moura, o início dos atendimentos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) está previsto para julho.

Outro diferencial do equipamento, apontado inclusive pelo secretário de Saúde, é o fato de ser de campo aberto. Ou seja, o paciente não precisa entrar no famoso “tubo” para realizar o exame. Nesse caso, pode até mesmo ter um acompanhante ao lado, uma vez que não existem barreiras laterais, além de maior sensação de conforto. Dados técnicos da empresa apontam redução em 75% dos casos de interrupção do exame por motivo de claustrofobia, além de diminuição do uso de anestesia e sedação para a realização do procedimento.

Saúde andreense: Com recurso de R$ 384,1 milhões, a secretaria de Saúde recebeu o maior repasse do orçamento total da Prefeitura de Santo André para 2013. O atual governo tem a saúde entre as prioridades e planeja construção de novos equipamentos, como o Hospital de Urgência, que será criado para dar retaguarda às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas.

A secretaria de Saúde trabalha em parceria com a Fundação do ABC – Faculdade de Medicina do ABC, que oferecem diversos serviços e atendimentos à população. Na área da Vigilância à Saúde, o município dispõe de divisões de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, e de Controle de Zoonoses. A Pasta também oferece apoio diagnóstico e terapêutico, desde municipal até terceirizado por meio de contratos e convênios.