Publicado em: 16/10/2024
Em setembro, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) comemorou o “Mês de Segurança do Paciente” com o evento “Diagnóstico Correto para a Segurança do Paciente”. A programação incluiu duas palestras realizadas nos dias 11 e 18 de setembro e contou com o apoio do Escritório de Qualidade da Fundação do ABC.
As palestras abordaram temas importantes para a segurança no ambiente hospitalar. A primeira foi conduzida pela Dra. Ekatriny Antoine Guerle, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do CHMSA, que falou sobre as “Metas Internacionais de Segurança do Paciente e os eventos adversos”. Já a segunda explanação foi ministrada pelo Dr. Fábio Pacheco, coordenador do Setor de Controle de Infecções Hospitalares do CHMSA, abordando o tema das “Infecções hospitalares e as melhores práticas de controle”.
Ao todo foram 87 participantes, entre colaboradores da rede de atenção à saúde de Santo André e membros do Conselho Municipal de Saúde, que participaram ativamente das discussões sobre a importância de um diagnóstico correto e da prevenção de riscos à saúde dos pacientes.
A segurança do paciente é uma prioridade nos serviços de saúde ao redor do mundo. As Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente — que envolvem a correta identificação do paciente, a comunicação efetiva entre profissionais, a segurança na prescrição e administração de medicamentos, a realização de procedimentos cirúrgicos de maneira segura, a redução do risco de infecções e a prevenção de quedas e lesões associadas — são fundamentais para garantir a qualidade e a eficácia do atendimento. A adoção dessas práticas visa reduzir a incidência de eventos adversos e melhorar a segurança no cuidado prestado.